Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Vice-presidente Técnico do CFC é eleito coordenador de Operações do CPC

Os membros do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), em reunião realizada no  dia 4 de março, em São Paulo, elegeram o vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, coordenador de Operações do Comitê para os próximos dois anos. Além de Breda, representa o Conselho Federal no CPC a contadora Verônica Souto Maior.

O CPC é constituído por quatro Coordenadorias – de Operações, de Relações Institucionais, de Relações Internacionais e Técnica. Como coordenador de Operações, caberá a Zulmir Breda encaminhar ao CFC, após aprovação, os Pronunciamentos emitidos pelo CPC para apreciação pela Câmara Técnica do CFC e posterior homologação do Plenário; e, entre outras atribuições, dar encaminhamento, no âmbito interno do Comitê, às demandas que partirem do CFC.

Pauta

Na reunião do CPC, houve também apresentações feitas pelo contador piauiense Amaro Gomes, membro da diretoria do International Accounting Standard Board (Iasb), e por Maria Helena Santana, curadora da Fundação IFRS – International Financial Reporting Standards, sobre os principais temas que estão na agenda do Iasb.

Entre outros assuntos que foram tratados na reunião, constou a apresentação da minuta do documento sobre Demonstrações Contábeis e o reconhecimento do método da Equivalência Patrimonial (MEP); e a atualização das minutas relativas à convergência das normas IFRS 9 e IFRS 15 – que têm início de vigência previsto para janeiro de 2018. Após a conclusão das discussões, esses documentos serão colocados em audiência pública conjunta, pelo CPC, CFC e Comissão de valores Mobiliários (CVM).

Ainda, constaram da pauta exposições sobre a fase atual dos trabalhos realizados pelo Grupo Latinoamericano de Normas de Información Financiera (Glenif) e pelo Grupo Técnico do Iasb (GT-Iasb).



Fonte: CFC
Foto: CRCSP
 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais