Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

Sistema CFC/CRCs realiza Seminário de Gestão

Representantes do Sistema CFC/CRCs participam, nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16), do Seminário de Gestão  e Planejamento do Sistema CFC/CRCs, no Hotel Golden Tulip Brasília, em Brasília (DF).

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, ao saudar os participantes, destacou a importância do  seminário. “Vamos, nesta ocasião, alinhar as metas propostas para as entidades do Sistema”, avisa Martonio.

martonio_seminario

Na ocasião, o presidente informou os presentes sobre a expectativa de participação de autoridades para a cerimônia de posse que acontece neste dia 16.

Posteriormente, o vice-presidente  de Desenvolvimento Operacional do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, apresentou os projetos desenvolvidos pela Vice-Presidência. “A nossa ideia é uniformizar  todos os projetos com os Conselhos Regionais”, avisa Aécio. Alguns dos trabalhos desenvolvidos são: apoio aos CRCs, normas e manuais, modernização tecnológica e cartilha do TCU.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Nelzon Zafra, disse, no início da apresentação, que “compete à Câmara de Desenvolvimento Profissional analisar e julgar, entre outros, os processos que versem sobre a educação continuada”. Zafra apresentou os projetos de Educação Profissional Continuada (EPC), Exame de Qualificação Técnica (EQT),  relacionamento institucional com entidades nacionais e internacionais, Excelência na Contabilidade, cursos de pós-graduação stricto e lacto sensu, apoio à realização de eventos, apoio à produção técnica científica e ampliação do acervo bibliográfico.

Em seguida, o vice-presidente Técnico, Zulmir Ivânio Breda, fez uma apresentação sobre os projetos da Vice-Presidência. Breda citou os projetos realizados pelos Grupos de Estudos e trabalhos para normatização contábil; o Comitê Gestor da Convergência e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis. Ao final da palestra, o vice-presidente disse que está trabalhando junto com a Vice-Presidência de Política Institucional e acompanhando os projetos, no Congresso Nacional, de interesse da classe contábil.

Na apresentação da Vice-Presidência de Registro, Marco Aurélio Cunha de Almeida fez uma retrospectiva da área. “Foi em 2006 que ocorreu a desvinculação e foram criadas as Vice-Presidências de Registro e de Fiscalização”, lembrou Marco Aurélio.  O vice-presidente recordou,  também, a criação da nova carteira de identidade profissional (2007), da exigência do Exame de Suficiência (2011), do Sistema de Processo Eletrônico de Registro (2013), do fim do registro provisório (2014), do fim da exigência do diploma para registro definitivo (2015) e o Cadastro Nacional de Peritos (2016).

Um dos pontos mais comentados pela vice-presidente de Controle Interno, Lucilene Florêncio,  foi sobre a importância de se realizar uma gestão eficiente para que os gestores do Sistema CFC/CRCs não tenham problemas na prestação de contas ao Tribunal de Contas da União. “Temos que atuar sempre de forma preventiva”, avisa Lucilene.

Os projetos “revisão da legislação aplicada ao Sistema”,  “realização e acompanhamento da auditoria do Sistema CFC/CRCs” e “assessoria contábil aos Regionais”  foram apresentados pela vice-presidente.

O vice-presidente de Administração, Sergio Faraco, fez a última apresentação do dia. Faraco citou a estrutura funcional do Conselho e os projetos que estão em andamento, como, por exemplo, a edição do Manual Administrativo do Sistema CFC/CRCs.

As Vice-Presidências de Fiscalização, Ética e Disciplina  e Política Institucional apresentarão nesta quarta-feira (16) os projetos a serem desenvolvidos pelas respectivas áreas.

FBC e Fenacon

Além do CFC, participaram também do Seminário o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Juarez Domingues Carneiro,  que fez uma apresentação dos trabalhos e do  planejamento estratégico  da fundação.

O diretor institucional da Fenacon, Valdir Pietrobon,  que também participou do Seminário, falou sobre os trabalhos realizados pela entidade em prol da classe contábil. A Fenacon, segundo Valdir, representa 37 sindicatos econômicos no País. Pietrobon abordou sobre  os principais assuntos que são tratados pela entidade como o lançamento da Agenda Legislativa, o Simples Nacional, o Coaf, a Contribuição Sindical e a ITG 1000.

Fonte: CFC

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais