Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

CRC-PI divulga impostos arrecadados no Piauí em tempo real

Os piauienses já pagaram R$ 9,3 bilhões em impostos em 2017. É o que diz os dados do impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) que, deste a última terça-feira (19), passou a ser agregado ao site do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRCPI) e mostra a arrecadação do Estado em tempo real.

O sistema estima o valor pago pelos piauienses aos cofres do Estado e dos municípios em tributos (impostos, taxas, contribuições, multas, juros e correção monetária, desde o primeiro dia do ano). O Impostômetro usa dados compilados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento de Tributação (IBPTT).

No comparativo, houve um crescimento em cerca de de 8,1% na arrecadação tributária no Piauí - incluindo estados e municípios – em relação aos R$ 8,6 bilhões em impostos pagos no mesmo período de 2016.

Segundo o presidente do CRC-PI, Josafam Bonfim, a novidade é uma maneira de aumentar o conhecimento, tanto dos profissionais contábeis quanto da sociedade em geral, sobre o valor total arrecadado pelos cofres públicos e que, em tese, devem retornar à população em forma de serviços públicos como saúde, educação, segurança pública, etc. 

“No mundo, o Brasil está entre os países que mais recolhem tributos. E essa iniciativa é uma forma de estimular o contribuinte piauiense a ter interesse em saber como todo esse valor está sendo aplicado, cobrando dos gestores públicos serviços de qualidade. São informações relevantes não apenas do ponto de vista da transparência e do combate à corrupção, mas também do acesso à informação que permite o exercício pleno da cidadania”, explica Bonfim.

Os dados do impostômetro podem ser acessados no site do CRC: www.crcpi.com.br.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais