Cidadeverde.com
Contabilidade - José Corsino

PEPC: nova plataforma facilita a análise dos relatórios de atividades

A Comissão de Educação Profissional Continuada dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) esteve reunida, dias 8 e 9 de maio, para analisar o balanço dos relatórios de atividades das prestações de contas do ano de 2018. O encontro aconteceu na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília (DF).

Dos assuntos tratados, destaque para o sistema que foi desenvolvido no ano passado e foi implementado em janeiro deste ano, facilitando as análises dos relatores e contribuindo com uma gestão mais eficiente. Com ajuda do sistema, os conselheiros conseguiram relatar, até a manhã da quinta-feira (9), mais de 800 prestações de contas.

De acordo com a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Lucélia Lecheta, “a expectativa era enorme com a implementação do Sistema”. Neste período, segundo Lucheta, “a Comissão pode perceber grandes avanços com a modernização”. 

Os profissionais da contabilidade que cumprem as exigências do Programa de Educação Profissional Continuada (EPC), de acordo com a NBC PG 12, devem, desde que estejam registrados no CNAI; na CVM; que exerçam atividades de auditoria independente nas instituições reguladas pelo BCB e pela Susep; peritos contábeis que estejam registrados no CNPC; responsáveis técnicos das empresas reguladas e/ou supervisionadas pela CVM, pelo BCB, pela Susep e, ainda, das sociedades consideradas de grande porte nos termos da Lei n.º 11.638/2007 e entidades sem fins lucrativos que tiverem, no exercício social anterior, receita total, igual ou superior a R$ 78 milhões, enviar através do novo sistema as informações para a prestação de contas das atividades.

Para entender melhor como funciona o Sistema de Prestação de Contas para o EPC, acesse AQUI.

Fonte: CFC