Cidadeverde.com

Decreto do governo interrompe férias de profissionais da saúde no Piauí

Foto: Roberta Aline

O decreto do governo do Piauí publicado nesta segunda-feira (16) com medidas de prevenção ao coronavírus suspendeu as férias de profissionais da saúde vinculados diretamente à Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi). Mais cedo, o governador já havia anunciado a suspensão das aulas nas escolas estaduais.

O decreto também recomenda aos organizadores ou produtores de eventos, o cancelamento de eventos esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos, dentre outros que envolvam aglomeração de pessoas.

"Não sendo possível o cancelamento, recomenda-se que o evento ocorra sem público", afirma o decreto.

O documento assinado pelo governador Wellington Dias recomenda ainda aos estabelecimentos privados e órgãos públicos que sigam medidas sanitárias como:

  • locais para lavar as mãos
  • disponibilização de álcool em gel 70%
  • disponibilização de toalhas descartáveis
  • ampliação da frequência de limpeza de piso, corrimão, maçaneta e banheiros com álcool

Outra medidas estabelecidas no decreto:

Servidores públicos ou militares, vinculados ao Poder Executivo, que regressarem de regiões em que o surto do COVID 19 tenha sido reconhecido, como também aqueles que tiverem contato habitual com viajantes dessas regiões e apresentarem febre ou sintomas respiratórios dentro de até 14 dias do retorno, deverão procurar um serviço de saúde. 

O decreto suspende, pelo prazo de quinze dias, as atividades coletivas ou eventos realizados pelos órgãos ou entidades da administração pública estadual direta e indireta, em locais fechados com aglomeração acima de cem pessoas, ou em locais públicos com aglomeração acima de quinhentas pessoas.

Fica instituído a partir de agora, o Comitê de Gestão de Crise para fins de gestão e acompanhamento da situação de emergência no âmbito estadual, composto por representantes de 12 órgãos, entre eles as secretarias de Saúde (que o coordenará); Governo; Planejamento; Fazenda e Segurança.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: coronavírus