Cidadeverde.com

HU suspende atividades nos ambulatórios e internações; oncologia continua

Foto: Ascom

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), por meio de um informe divulgado  nesta quarta-feira (18), suspendeu algumas atividades nos ambulatórios  e internações hospitalares eletivas.

O informe  explica que considerando o contexto atual do país relacioando à pandemia do ''COVID-19'' irá seguir as orientações do Ministério da Saúde e as demais normas legais sobre o tema, seguindo também as recomendações estabelecidas em reunião realizada entre Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e a Governança do HU-UFPI nesta quarta, com a necessidade de prezar pela saúde pública do país.

A medida determina que, durante 15 dias, a partir de 19/03/2020, sejam suspensas todos os atendimentos ambulatoriais (consultas, exames e procedimentos), com exceção apenas daqueles pacientes em tratamento oncológico e aos que necessitam de laudo para medicamentos excepcionais (LME) nas seguintes especialidades: gastroenterologia, dermatologia, reumatologia e neurologia. 

As cirurgias eletivas também serão suspensas, com exceção de cirurgias cardíacas e oncológias. O Hospital informou também que o reagenamento de consultas, exames e procedimentps poderá ser feito posteriormente, quando a atual situação for superada. Os casos excepionais como antedimento ambulatorial e internações deverão ser avaliados pela Governança deste Hospital. 

As  medidas são  excepcionais  e temporárias e estão visando ao bem comum e prezando pela saúde da população. 

Veja o comunicado:

1. Considerando o contexto atual em nosso país relacionado à pandemia do “COVID-19”, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e demais normas legais sobre o tema;
2. Considerando orientações estabelecidas em reunião realizada entre Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e a Governança do HU-UFPI no dia 18/03/2020;
3. Considerando a necessidade de prezar pela saúde pública em nosso país;

A Governança do HU-UFPI determina:
a)a suspensão, por 15 dias, a partir de 19/03/2020, dos atendimentos ambulatoriais (consultas, exames e procedimentos), com exceção daqueles para pacientes em tratamento oncológico e aos que necessitam de laudo para medicamentos excepcionais (LME), nas seguintes especialidades: gastroenterologia, dermatologia, reumatologia e neurologia;
b)a suspensão de cirurgias eletivas a partir de 19/03/2020, com exceção de cirurgias cardíacas e oncológicas;
c)que o reagendamento de consultas, exames e procedimentos poderá ser feito posteriormente, quando superada a atual situação;
d)que casos excepcionais, sobre atendimento ambulatorial e internações, devem ser avaliados pela Governança deste Hospital.

Contamos com a colaboração de todos no sentido de compreender que estas são medidas excepcionais e temporárias, visando ao bem comum e prezando pela saúde da população brasileira.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais