Cidadeverde.com

Doações do Hemopi caem em 50 % por conta da pandemia

O diretor do Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí)  Jurandir Martins,  reforçou que o centro está disponível para quem quiser doar sangue e que está fazendo agendamentos pelo telefone (86) 998894-6614. Ele explica que a preferência é que os agendamentos sejam feitos via WhastApp, para evitar tumultos e tranquiliza as pessoas sobre a transmissão do coronavírus.

''Não existe evidência alguma de transmissão do COVID-19 duarante o procedimento de transfusão de sangue, é importante escalarecer que você doando sangue não irá adquirir o vírus. Nós estamos tomando todas as preocupações'', explicou.

O diretor reforçou que o Hemopi está tomando todas as medidas de precauções para quem está realizando doação de sangue neste período e informou que as doações caíram cerca de 50% e o centro está com dificuldades de manter o estoque do banco de sangue, por isso, irá realizar campanhas para estimular as doações de sangue.

''Nós estaremos na cidade de Esperantina realizando uma campanha de coleta de sangue e na capital, estaremos com o ônibus de coleta móvel no bairro Dirceu, com o objetivo de arrecadar um estoque maior de sangue para atender quem precisar '', explicou. 

Jurandir Martins ressaltou também que em parceria com a Secretaria Estadual  de Saúde  do  PiauÍ através do COE (Centro de Operações de Emergência) está elaborando um plano de contigência  para a enfrentar um possível surto do coronavírus no Estado do Piauí.

Yasmim Cunha (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais