Cidadeverde.com

Calamidade: Firmino diz que inimigo é invisível e que medidas são duras, mas necessárias

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, afirmou durante entrevista coletiva no Palácio de Karnak, que as medidas adotadas pelo governo do Piauí são duras, mas necessárias. Em decreto, o governador Wellington Dias determinou a restrição nos horários de funcionamento de bares, restaurantes, shoppings e o acompanhamento das divisas do estado por autoridades policiais, além de restrições ao transporte público.

"É importante destacar a gravidade. A crise levou ao colapso do sistema na China e Itália. Já chegou No Brasil e circula entre nós. Não temos casos confirmados. Temos que conversar de forma tranquila, equilibrada e séria. É um momento atípico. Nunca passamos por isso. Não sabemos o que vai ocorrer. Quanto tempo vai durar. Por isso temos que conversar de forma tranquila contra esse inimigo invisível. Precisamos vencer. Avançamos com essas novas medidas. Vamos fazer um decreto de calamidade e fechar locais que reúnem pessoas. Isso leva a menor circulação”, disse Firmino.

Segundo ele, é necessário que cada um faça apenas o essencial. “Novas medidas poderão ser tomadas. Toda a nossa estratégia é para que a rede hospitalar e de saúde possam atender os contaminados que vão precisar de atendimento. Vamos prevenir para que nosso sistema de saúde possa resistir. São medidas duras, mas necessárias", destacou.

Firmino convocou os profissionais de saúde para o que chamou de "guerra". 

Foto: Roberta Aline

"A vida de todos se encontra em risco. Não podemos nos dividir por medidas políticas e partidárias. Precisamos enfrentar essa crise. Vamos passar semanas, meses, em um processo desconhecido. Cada um tem que fazer seu papel. Acionar o sistema de saúde quando necessário. Os trabalhadores da saúde serão o batalhão de frente. Nossa saúde pública é referência nacional. Todo trabalhador da saúde é precioso. Mas temos que dizer para cada trabalhador que o destino das pessoas dependendo do empenho e dedicação deles. Todos devem se empenhar nessa guerra. Vamos buscar fazer nossa parte. Temos a certeza que vamos mostrar nossa garra e vamos vencer", finalizou.

Flash Lídia Brito
[email protected]