Cidadeverde.com

UPA do Renascença grava vídeo emocionante: "fiquem em casa"

Em plena pandemia da COVID-19, vídeo feito por profissionais da saúde da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Renascença, na zona Sudeste de Teresina, tem viralizado nas redes sociais.

Nas imagens, com um fundo musical emocionante, enfermeiros, técnicos em enfermagem, porteiros e zeladores seguram cartazes pedindo que as pessoas fiquem em casa. "Nós estamos aqui por você e pelos seus. Por favor, fique em casa.  Por mim e pelos meus. Estamos juntos nessa batalha",dizem.

A ideia de gravar o vídeo foi da diretora da UPA, Thamara Carvalho. Ela filmou, editou compartilhou as imagens na internet. Tâmara contou ao Cidadeverde.com que o objetivo é incentivar o isolamento social e alertar que as pessoas só devem buscar atendimento de urgência nos casos "realmente urgentes". Segundo a direção, a população estava buscando socorro médico sem necessidade e isso pode provocar sobrecarga no sistema de saúde. 

"Cheguei na unidade e os profissionais estavam um pouco temerosos, uma vez que a população ainda não está totalmente conscientizada disso. Cheguei e falei: Vamos fazer uma coisa diferente.  E tem surtido efeito pois desde ontem percebemos um número da queda de atendimento, principalmente da região Sudeste, onde a UPA do Renascença atende", conta  a diretora Thamara.

Nas imagens os profissionais se posicionam a 1 metro de distância, como preconiza a Organização Mundial de Saúde para evitar contágio do coronavírus.  Nas redes sociais internautas parabenizaram a ideia e pedem que "Deus proteja todos os profissionais de saúde".

Além do vídeo, na UPA do Renascença também estão sendo distribuídos panfletos educativos, orientando as pessoas a como fazerem o correto isolamento social.  "A campanha tem dado certo e número de atendimentos já caiu", acrescenta a diretora.

A campanha de conscientização também está sendo desenvolvida em outras unidades de saúde, como a Unidade Básica de Saúde Maria Dulce da Cunha Sena , UBS do bairro São João.

Foto: Divulgação

TESTES
Somente nessa quinta-feira (19) foram realizados sete testes de coronavírus em pacientes da UPA do Renascença. A diretora conta que os testes na unidade só estão sendo realizados em pacientes que apresentam um quadro mais grave, como falta de ar. Somente casos suspeitos passam por exames na  rede de saúde.

"Nos pacientes diagnosticados como suspeitos estão sendo feitos testes em todas rede. Tanto nos hospitais ,como nas unidades básicas de saúde. Porém, na  UPA do Renascença estamos fazendo teste com pacientes com mais urgência, com dispinea e indicação de internação. Os pacientes que tem orientação de isolamento domiciliar e não têm dispenia ,nem quadro grave, orientamos que busquem as Unidades Básicas de Saúde  porque lá estão testes", orienta a diretora Thamara.  

Unidade Básica de Saúde Maria Dulce da Cunha Sena - UBS São João


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais