Cidadeverde.com

Escolas prorrogam quarentena e Conselho de Educação recomenda aulas à distância

Foto: Jeane Melo/ Cidade Verde

 

Atualizada às 10h

O Conselho Estadual de Educação se reuniu, em ambiente virtual, na tarde desta quinta-feira(26) para deliberar sobre como ficará o ensino público e privado das escolas, que ainda estão sem aulas presenciais, cumprindo o isolamento social, por causa da pandemia do novo coronavírus. O recesso e as férias antecipadas terminam na próxima semana. Algumas escolas particulares de Teresina já iniciaram as aulas online. 

De acordo com o presidente do Conselho, professor Francisco Soares, a entidade regulamentou sobre como devem ser as aulas, utilizando recursos tecnológicos desde o ensino infantil até o ensino superior, já que a Universidade Estadual do Piauí é regida pelo conselho. 

O documento aprovado determina que o material pedagógico específico para cada etapa e modalidade de ensino deve ser preparado com facilidades de execução e compartilhamento como: vídeo aulas, conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, redes sociais e correio eletrônico. 

As escolas deverão registrar a frequência dos estudantes, por meio de relatórios e acompanhamento da evolução nas atividades propostas realizadas e organizar avaliações dos conteúdos ministrados neste período, para serem aplicadas na ocasião do retorno às aulas presenciais.

“O plano de ação pedagógica, tanto das escolas da Rede Pública Estadual e das Redes Municipais, não autônomas, quanto das escolas da Rede Privada deve ser remetida ao Conselho Estadual de Educação, por meio eletrônico, para ciência, em até 30 dias”, destaca o presidente do Conselho. 

Já nos locais de difícil acesso, onde houver impossibilidade de acompanhamento aos estudantes, as reposições das aulas devem acontecer quando retornarem às escolas. 

“Com o retorno às atividades regulares, após o período de aulas não presenciais, os calendários escolares deverão ser alterados oportunamente, após análise da realidade de cada escola, incluindo os dias letivos que serão caracterizados como regime emergencial”, explicou o professor Soares.

Já na Educação Infantil, para a pré-escola, as instituições poderão, propor atividades lúdicas a serem realizadas sob orientação dos responsáveis pelos estudantes, porém a reposição das  aulas deverá ser somente de forma presencial, de modo que cada estudante esteja apto a cumprir o mínimo de 60% de presença dos 200 dias letivos.

Escolas particulares começam a aulas virtuais

Algumas instituições como Madre Savina e o Objetivo já iniciaram as aulas virtuais. E algumas informaram que devem iniciar na próxima semana. 

A professora de Redação, Layana Holanda, disse que está tendo uma boa aceitação dos alunos e um público de 80% participou da aula nesta sexta-feira(27). 

Layana é professora do Ensino Fundamental e disse que mesmo sendo adolescentes, a participação está muito boa. “Está dando super certo nossa sala virtual, acredito que por gostarem de tecnologia isso atraiu os alunos. As aulas acontecem no horário que era para acontecer simulando uma sala física, a gente consegue visualizá-los e há uma interação. Consegui projetar minha tela de power point e word”, afirma a docente. 

Ela afirma que nesse período de incertezas do retorno às aulas presenciais é ima experiência que está dando certo. “Vale super a pena, dá super certo investir nessa interação virtual nesse período que a gente ainda não sabe o exato tempo que vai cessar e dizer que é possível nesse momento continuarmos o conteúdo, que paramos no meio do mês e mesmo que se estenda esse prazo, que a gente espera que não, nossos alunos não vão ter prejuízos em termos de conhecimento”, destacou.


Professora Layana deu aulas online nesta sexta

O Colégio CEV, em um comunicado enviado aos pais de alunos, informou sobre a manutenção da quarentena e o início das aulas online na próxima semana. As medidas são para turmas do infantil ao pré-vestibular e começam a valer a partir da próxima quarta-feira (1°).

“Os pais serão comunicados sobre o conteúdo ministrado em cada dia” e será dada uma “agenda diária de atividades a serem executadas pelos alunos”, explica o CEV no comunicado. 

Para algumas turmas, as aulas serão transmitidas ao vivo no horário normal. “Os alunos podem interagir com os professores e fazer perguntas”, explicou. No contra turno, haverá monitoria online e as avaliações serão realizadas a partir de casa. "A rotina de estudos continuará acontecendo de forma eficiente e eficaz com esse novo formato mediado pela tecnologia”, informa o comunicado

O Colégio Madre Savina também adotou as aulas online no início desta semana. A secretaria da escola informou ao Cidadeverde.com que o colégio aguarda as recomendações das autoridades municipais para o retorno presencial das atividades.

Katiúscia Brandão é mãe de um aluno do 2° ano do Ensino Médio e vê na rotina digital com a escola um espaço para quebrar a rotina.

“Eu acho que é muito cedo para voltar a ir a escola. Eu não sei como vai ser à distância, como vai ser o diálogo com os professores. A escola falou que vai comunicar melhor como vai ser. Mas acho válida a iniciativa. A rotina dele (filho) estava ficando muito desorganizada, está acordando tarde. Isso vai deixar ele pelo menos com uma obrigação a fazer”, contou.

  

Caroline Oliveira e Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais