Cidadeverde.com

Coronavírus: Prefeito confirma duas primeiras mortes de pacientes com Covid-19 em Teresina

Foto: CLAUDIO FURLAN/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Ampliada às 20h50

Teresina (PI) registrou, neste domingo (29), seus dois primeiros óbitos de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Com isso, sobe para três o número de mortes confirmadas no Piauí. 

Os dois óbitos com teste positivo para a Covid-19 são de um casal de idosos, ele com 88 anos e ela com 73 anos. Eles estavam internados em um hospital privado em Teresina. Casados, os dois morreram no mesmo dia, na última quinta-feira (26).  

A notícia dos óbitos foi dada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), através das redes sociais. 

"Lamento profundamente informar que aconteceram os dois primeiros óbitos por Covid-19, em Teresina. Essa é uma informação que é muito sofrida de dar e que, mesmo sabendo que poderia acontecer, não deixa de nos causar muita tristeza. Às famílias, meu abraço de solidariedade", escreveu o prefeito. 

A confirmação dos dois primeiros óbitos em Teresina fez Firmino Filho reforçar o pedido para que a população respeite as orientações de isolamento social, para evitar que o vírus se propague com mais velocidade e sobrecarregue o sistema de saúde municipal. 

 

 

"Aos teresinenses, meu apelo mais forte que nunca: fiquem em casa! Essas duas próximas semanas são decisivas para o enfrentamento da pandemia em Teresina", completou o prefeito. 

Transmissão comunitária
Em nota divulgada após o anúncio feito por Firmino Filho, a prefeitura de Teresina informou que as duas vítimas tinham mais de 70 anos e foram infectadas por transmissão comunitária - os dois não tinham histórico de viagem e foram infectados na capital. 

Veja a nota

A Prefeitura de Teresina lamenta informar que foram registrados os primeiros dois óbitos por Covid-19 na nossa cidade. 

As vítimas, com mais de 70 anos, foram infectadas por transmissão comunitária, ou seja, tiveram contato com alguém já com o vírus na cidade. 

Neste momento, nosso apelo é para que a população fique em casa. A contribuição de todos será decisiva nesse momento. Às famílias, nossas sinceras condolências. 

A prefeitura acrescentou que as duas vítimas tinham hipertensão arterial e diabetes, sendo que uma delas sofria com pneumopatia crônica.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que o homem tinha 88 anos e a mulher 73 anos, e que está monitorando toda a rede e histórico social dos novos casos de óbito para identificar pacientes suspeitos e aplicar medidas de contenção necessárias, com a finalidade de evitar a maior propagação do novo coronavírus. 

Dados da Fundação Municipal de Saúde, divulgados na noite deste domingo, dão conta de 14 casos confirmados em Teresina, que tem ainda 168 suspeitos e outros 159 que já foram descartados. 

No Piauí, são 16 casos confirmados. Até a noite deste domingo, o estado tinha 213 casos suspeitos e 317 descartados. 

Na sexta-feira (27), o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (PT), 57 anos, faleceu com sintomas da Covid-19. No dia seguinte, exames confirmaram a doença. O outro caso de fora da capital é o de um paciente de Parnaíba, internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina.  

O governador Wellington Dias usou sua rede social para lamentar a morte do casal.

 

 

 

Fábio Lima e Yala Sena
[email protected]