Cidadeverde.com

Pesquisadores do Piauí adaptam respirador mecânico para duas pessoas

Um grupo de pesquisadores o curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) desenvolveu um projeto que quer adaptar os ventiladores mecânicos, que já existem nos hospitais, para assistir dois ou até quatro pacientes. A iniciativa vem em um período de pandemia de Covid-19 em que o número de pacientes em estado grave cresce a cada dia.

O projeto chamado de Equipe Pulmonar é sem fins lucrativos e quer pelo menos dobrar a capacidade de atendimento dos ventiladores mecânicos nos hospitais do Brasil.  Além dos engenheiros eletricistas, a pesquisa conta com o apoio de uma equipe formadas por profissionais da saúde que trabalham em unidade de terapia intensiva. 

O professor Caio Damasceno conta que o estudo inova ao propor soluções para os riscos listados pela Associação Americana de Cuidados Respiratórios a aparelhos respiratórios para mais de um paciente.

“Com o nosso sistema é possível controlar e monitorar cada paciente que está sendo assistido pelo respirador mecânico, a gente consegue monitorar o paciente individualmente”, informou.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Reposted from @damascenocaio : 01h da manha, chegando do hospital extremamente satisfeito. DEU CERTO (o piloto)! Adaptação de Ventiladores mecânicos para a assistência simultânea de múltiplos pacientes infectados com a COVID-19 a baixíssimo custo. Em um cenário de calamidade e emergência, com menos de 2 mil reais, será possível atender até a 4 pacientes usando o mesmo respirador. Em nossos primeiros experimentos técnicos e piloto com pulmões-testes obtivemos resultados EXTREMAMENTE satisfatórios. Aportamos uma serie de melhorias aos estudos americanos nos quais nos embasamos para mitigar os riscos envolvidos (contaminação cruzada, interações deletérias, hipo ou hiperinsuflação, etc) aos pacientes através de um sistema de controle, monitoramento e segurança. Começamos com duas pessoas e hoje somos uma rede de voluntários massa! Mais informações do projeto, a partir de amanhã, na @equipe.pulmonar. - #regrann . . . #covid19 #lutacontracovid #piaui #teresina #pandemia #engenhariaeletrica #electricalengineering #inovation #cience #creative #solutions #brazil #brasil

Uma publicação compartilhada por Equipe pulmonar (@equipe.pulmonar) em

Desde a semana passado o grupo está empenhado na pesquisa. O objetivo é poder oferecer a tecnologia no caso do sistema de saúde do Brasil precisa de mais respiradores para atender à demanda de pacientes em estado grave de Covid-19.

Os primeiros testes pilotos já foram feitos na Maternidade Evangelina Rosa com pulmões artificiais. A próxima etapa é submeter o projeto ao Conselho de Ética Médica para aprovar o teste com pacientes. 

“É um sistema para ser implementado em uma situação de emergência”, explicou o professor para o fato de ser uma tecnologia para evitar o colapso do atendimento da saúde.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais