Cidadeverde.com

Covid-19: Em carta, professores da Ufpi de Bom Jesus fazem apelo ao governo

Preocupado com o avanço dos casos de Covid-19 no Piauí, o Conselho do  Campus Professora Cinobilina Elvas, da Universidade Federal do Piauí, em Bom Jesus, divulgou uma carta aberta ao governo do Estado alertando para os riscos da falta de estrutura hospitalar na região Sul piauiense. 

“O Conselho como instituição de educação e de desenvolvimento humano, mesmo reconhecendo algumas limitações de material e de pessoal na área da saúde no mundo todo, é nossa obrigação chamar atenção para os desafios da saúde na nossa região e se colocar a disposição para contribuir com as instituições públicas e privadas na busca por melhorias”, explica o coordenador do Campus, professor doutor Stelio Lima.

A carta  externa a preocupação com relação ao suporte de saúde necessário para atender as possíveis vítimas da Covid-19, que venham a necessitar de assistência hospitalar, na região da Chapada das Mangabeiras, no Piauí. O Conselho diz que está em alerta pois já há casos suspeitos da doença no território.

Na carta o Conselho destaca que a  população da região é de 192.670 habitantes, com renda per capita de R$ 253,37 sendo que 43% desta reside na zona Rural e pelo menos 70% dos habitantes se encontram vulneráveis à pobreza. “Com esses dados, fica clara a situação da população da região, que é a parcela da sociedade que mais sofrerá com a pandemia”, diz o Conselho.

De acordo com a carta, os hospitais regionais de Bom Jesus e Corrente, que atendem à população dos 24 municípios dessa região, não possuem estrutura física e de profissionais para o tratamento de casos mais graves de coronavírus. 

“Esses hospitais não contam com unidades de terapia intensiva (U.T.I.), profissionais intensivistas e tampouco ambulâncias com serviço de U.T.I para o transporte de pacientes. Existem na região apenas 18 leitos reservados para o isolamento de pacientes com a doença. Outro problema observado é que não existem na região laboratórios para realização de testes para detecção do vírus SARS-CoV-2”, ressalta o documento.

A carta cobra providências urgentes para instalações de leitos de UTI, contratação de profissionais habilitados na área e ambulância UTI, bem como implantação de laboratórios para realização de exames em massa de alta complexidade. 

“Na certeza do empenho e da receptividade à nossa demanda, bem como da compreensão por parte do poder público em relação às dificuldades de nossa região, colocamo-nos à disposição para auxiliar o Governo do Estado nos esforços de combate ao vírus SARS-CoV-2”, finaliza a carta. 

Respiradores
A professora Viviane Santos foi quem teve a ideia de redigir a carta de reinvindicações ao governo do Estado. Ao Cidadeverde.com, ela afirma que nos hospitais de Bom Jesus e Corrente só há oito respiradores, o que deixa os professores preocupados, caso haja casos graves da Covid-19 na região.

“A motivação para escrever a cartão surgiu do incomodo do sistema de saúde aqui do estado do Piauí, especialmente em relação ao hospital de Bom Jesus. O hospital em situação normal não atende demandas de casos simples de internação. E com os casos de Covid-19 no Brasil a preocupação se tornou cada vez maior com nossas famílias, principalmente com a população carente”,conta a professora.

Viviane Santos defende, ainda, que a população mais vulnerável deve sofrer mais caso casos de coronavírus se espalhem na região. Segundo ela, 50% dos moradores, vivem na zona Rural.

“Nós acreditamos que essa fatia da população seja mais vulnerável a essa situação causada pelo vírus. Os hospitais regionais de Bom Jesus e Corrente não possuem UTI, a quantidade de respiradores entre instalados e adquiridos são em oito, apenas. Se o comportamento da doença aqui na região for semelhante a dos outros lugares, essa quantidade não vai atender as necessidades”, acrescenta a professora.

LEIA AQUI A CARTA NA ÍNTEGRA


Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais