Cidadeverde.com

Amostragem da Covid-19 só será mais precisa após 50 casos, diz diretor do COE

O médico coordenador do Centro de Operações de Emergência (COE) estadual, José Noronha, que também é diretor do Hospital Natan Portela, centro de referência para o Covid-19 no Piauí, informou que um perfil mais preciso dos casos de Covid-19 só será possível após um número mais expressivo de casos confirmados da doença.

“Fica mais fácil da gente calcular e predizer a partir do momento que a gente tenha pelo menos 50 casos confirmados e partindo também do perfil do quantitativo de internação na nossa rede hospitalar, seja ela pública ou privada. A partir daí, a gente tem mais facilidade de prever o comportamento de necessidade de leito de internação, de leito de unidade de terapia intensiva, que a gente venha a ter nos próximos dias, semanas ou meses”, informou

O médico avaliou como positivo o isolamento social que vem sendo tomado pela maioria da população e chamou a atenção para o reforço no distanciamento social, para a etiqueta respiratória e para a higienização das mãos.

“Nós estamos tendo sim, sucesso com essas medidas. A gente pode observar pela quantidade de pacientes sintomáticos respiratórios internados mas não é um momento para relaxar. Se compararmos o número de sintomáticos de 2019 para o ano de 2020 houve um aumento substancial, independente de coronavírus”, alertou

Segundo José Noronha, o Instituto Nacional de Controle de Qualidade está fazendo a avaliação lote a lote dos exames testados no Piauí. 

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais