Cidadeverde.com

Firmino: "afrouxar medida de isolamento significa explosão de casos"

Foto:HelderSousa/CidadeVerde.com

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, voltou a usar as redes sociais neste domingo (12) para defender o isolamento social da população. Segundo o gestor, se "afrouxar" as medidas o resultado será o aumento de casos no futuro.

"Muita gente diz: temos poucos casos, melhor liberar tudo. Mas é justo por isso que estamos conseguindo o mínimo de “controle” dos casos em Teresina, apesar da subnotificação. As decisões em torno da isolamento social foram tomadas rapidamente", disse Firmino no Twitter.

"Afrouxar as medidas agora significa a explosão de casos brevemente. Experiências em todo mundo, especialistas dos mais variados setores provam isso. Não será eu que irá contra o que diz a Ciência", continuou o prefeito.

Dos 47 casos de covid-19 no Piauí, 39 são de pacientes de Teresina, 3 de São José do Divino, 3 de Piracuruca, 1 de Parnaíba e 1 de Campo Maior.   

Ontem, o prefeito baixou um novo decreto estabelecendo horários para o funcionamento de setores essenciais, como supermercados.

"Todos os nossos movimentos agora são para: diminuir o fluxo de pessoas nas ruas, preparar nosso sistema de saúde com o mínimo de suporte para a situação e estudar estratégias de reaquecimento da nossa economia a médio e longo prazo", afirmou Firmino.

O gestor voltou a dizer que Teresina possui subnotificação por conta do baixo número de testes.

"Temos uma subnotificação devido a quantidade muito baixa de testes. Com base no número de óbitos e na taxa de letalidade da doença em todo mundo, o professor que tem doutorado em modelos matemáticos em epidemiologia, defende que esse é o nosso número mínimo de infectados", finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais