Cidadeverde.com

Zona Sul é a que mais desrespeita isolamento social e tem índice abaixo de 40%

Foto:Roberta Aline/Cidadeverde.com

Segundo dados do sistema InLoco, a zona Sul de Teresina é a região que mais desrespeita o isolamento social nesta pandemia do coronavírus. O levantamento aponta que menos de 40% da população que mora na região tem ficado dentro de casa. 

Os bairros com índice menor de 40% de isolamento na zona Sul são: Teresina Sul, Brasilar e  Santo Antônio. De acordo com os dados da startup Inloco, as outras zonas da cidade têm bairros isolamento entre 40 a 50%.


Bairros que estão descumprindo o isolamento:

Abaixo de 40%

Zona Sul: Teresina Sul, Brasilar, Santo Antônio

Entre 40 e 50%:

Zona Sudeste: Itararé, Novo Horizonte, São Sebastião, Beira Rio. 
Zona Leste: Vale do Gavião, São João
Zona Norte: Buenos Aires, Memorare, São Joaquim, Residencial Francisca Trindade e Parque Brasil.


Eduardo Aguiar, analista de sistemas que está coordenando os dados, explica que o monitoramento é feito por georeferenciamento e que não há invasão de privacidade na coleta das informações.

“É um georeferenciamento de aparelho celular. Temos 217 mil pessoas que utilizam smartphone que estão com georeferenciamento habilitado. O sistema divide a cidade em hexágonos,  criando áreas. Essa áreas tem um raio de 450 metros. Quando o aparelho passa mais de 7 horas por dia dentro daquele raio de 450 metros o sistema considerada que ali é  a residência da pessoa. Quando ele sai desse hexágono o sistema considera que houve uma quebra, um descumprimento do isolamento social. As regras de privacidade são respeitadas.A gente não tem acesso à identificação das pessoas, mas da movimentação dos celulares nas regiões”, explica Eduardo.

Guarda Municipal vai usar dados
 A Guarda Municipal começou a utilizar o aplicativo da startup InLoco como um dos instrumentos de direcionamento das fiscalizações do cumprimento dos decretos que determinam a quarentena na capital. Desde o dia 21 de março, quando começaram as fiscalizações, a Guarda já fechou 3.010 estabelecimentos que estavam desobedecendo a quarentena.

“A Guarda Municipal está atuando em toda Teresina e agora estamos agregando mais tecnologia, utilizando o mesmo equipamento que afere o comportamento das pessoas. Estamos usando esses dados para balizar o deslocamento das nossas equipes”, explica o secretário Samuel Silveira, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas. Ele ressalta que esse sistema é apenas um incremento ao trabalho da Guarda e que as pessoas devem continuar encaminhando as denúncias através dos números de telefone e pelo whatsapp.

O cidadão pode denunciar estabelecimentos que estejam funcionando irregularmente através dos números 153, (86) 3215-9317 ou falar diretamente com o WhatsApp da Guarda Municipal, por meio do número (86) 99438-0254.


Izabella Pimentel
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais