Cidadeverde.com

Professores poderão orientar alunos sem internet por telefone, diz secretário

O secretário de educação do estado, Ellen Gera, disse nesta segunda-feira (13) que os professores poderão ligar para alunos que não têm acesso a internet. O objetivo é garantir que estes estudantes não fiquem parados, já que não dispõem de recursos tecnológicos para acompanhar as aulas remotas.

“Quem puder fazer o uso de tecnologia e se o aluno tiver acesso, faremos o uso de tecnologia, mas sabemos que muitos estudantes da rede não têm. Estamos trabalhando com a possibilidade do livro didático por orientação do professor, que pode por mensagens simples indicar o material, apontamento, questões e orientar o estudo olhando o livro. Isso por meio de ligação telefônica. Já temos professores fazendo isso, que estão ligando para os estudantes e orientando”, disse o secretário em entrevista à TV Cidade Verde.

Ellen Gera reafirmou que o momento é extraordinário e que os trabalhos vão continuar até onde for possível. “Não existe na secretaria uma corrida desenfreada de termos que cumprir por cumprir a carga horária. Não é esse nosso objetivo. O nosso objetivo é caminhar e colocar a rede em movimento”, declarou.

O secretário disse ainda que aguarda as escolas definirem os planos de ação e não descarta a possibilidade de elaborar material didático específico. “Estamos aguardando esse plano de ação das escolas para analisar a possibilidade de darmos apoio na produção de material impresso. Aí vamos ter que estudar uma logística de distribuição para evitar aglomeração, mas que o estudante possa também ter contato ao material apropriado”, explica.

Avaliações

Sobre avaliações, o secretário afirmou que cada escola tem autonomia para seguir o seu calendário pedagógico. “A escola tem autonomia para indicar a sua proposta pedagógica seguindo a portaria da secretaria e a resolução do Conselho Estadual de Educação. Poderemos também fazer uso de avaliações a posterior depois de todo esse material trabalhado por estudante”, afirmou, acrescentando que a Seduc tinha a opção não voltar as aulas.

“Nós poderíamos optar por ficar parados esperando o coronavírus passar, mas não sabemos quando vai passar. Podemos chegar no mês de maio, junho e julho e os portões estarem fechados. Não vamos abandonar os estudantes”, declarou.

Foto: Reprodução/TV Cidade Verde

Com 200 mil estudantes na rede pública estadual, o secretário garante que as medidas são para dar esperanças aos alunos.

“A decisão da secretaria é de dar esperanças para estes estudantes, para que eles possam continuar o seu estudo e que possam concluir o período de 2020 ainda utilizando todos os recursos possíveis neste momento em que nós estamos vivendo nas escolas de portões fechados”, finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais