Cidadeverde.com

CRM recomenda suspensão de atendimento eletivo em hospitais e clínicas por mais 15 dias

Foto: Yala Sena
 

O Conselho Regional de Medicina emitiu recomendação nesta quarta-feira (15) prorrogando a suspensão do atendimento eletivo em unidades de saúde do Piauí. O prazo dado pela última recomendação vence nesta quinta-feira (16) e agora vale até o dia 30 de abril. A decisão foi deliberada em reunião virtual do conselho nessa terça-feira (14).

No dia 31 de março O CRM recomendou suspensão no atendimento eletivo em clínicas, consultórios hospitais, ambulatórios médicos, laboratórios e clínicas de imagem em todoo estado. 

Apenas atendimentos clínicos ou cirúrgicos em situação de urgência e emergência estavam autorizados, incluindo exames.

Dentre os procedimentos autorizados nesse período de pandemia estão os ambulatoriais relacionados à oncologia, hemodiálise, pré-natal, doenças infectocontagiosas, retorno pós-operatório e cirurgias eletivas inadiáveis, como cirurgias oncológicas, cardiovasculares e transplantes de órgãos e tecidos.

Foto: Reprodução Recomendação CRM-PI

Pacientes do grupo de risco

O CRM também recomenda ponderação na realização de cirurgias e procedimentos invasivos em pacientes portadores de fatores de risco para a forma grave da Covid-19 (idade superior a 50 anos, hipertensão, diabetes, cardiopatia, obesidade, síndrome metabólica, doença neurológica crônica, insuficiência renal crônica, tabagismo, doença pulmonar crônica dentre outros fatores de risco);

O paciente que for submetido a procedimento cirúrgico  terá de assinar termo de consentimento livre e esclarecido alertando sobre os riscos de contaminação com o vírus da Covid-19.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais