Cidadeverde.com

Ministério da Saúde habilita 30 leitos de UTI no Piauí para pacientes com Covid-19

Foto: Roberta Aline/Cidadevede.com

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (15), a habilitação de 210 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o país, 30 deles no Piauí - 20 em Teresina e 10 em Picos. A medida faz parte dos esforços para ampliar a capacidade do sistema de saúde no tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. 

João Gabbardo dos Reis, secretário-executivo do Ministério da Saúde, explicou que a habilitação vai permitir ao órgão custear o funcionamento das UTIs Adulto Tipo II. Os gestores locais poderão contratar enfermeiros, médicos e insumos necessários para cuidar de pacientes com Covid-19. 

Foram 20 leitos habilitados em Teresina para o Hospital Getúlio Vargas (HGV), que pertence ao Governo do Estado. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem a gestão plena do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital e vai receber os recursos - parcela única de R$ 2.920.000.

Outros 10 leitos vão para o Justino Luz, em Picos, Sul do estado, dobrando a capacidade do hospital. Será depositada uma única parcela de R$ 1.460.000 para a Prefeitura de Picos, para a gestão dessas UTIs.

As habilitações são por 90 dias, podendo ser prorrogadas ou encerradas a qualquer momento. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais