Cidadeverde.com

Idosa de 91 anos recebe alta após vencer batalha contra o coronavírus em Teresina

  • idosa-alta-3.jpg Fotos: Ulisses Neto
  • idosa-alta-2.jpg Fotos: Ulisses Neto
  • idosa-alta-1.jpg Fotos: Ulisses Neto

Uma idosa de 91 anos de idade, diagnosticada com Covid-19, teve alta do hospital do Monte Castelo, zona Sul de Teresina (PI), na tarde desta sexta-feira (17). 

Dona Francisca Rodrigues deu entrada no hospital no dia 2 de abril e recebeu alta após 15 dias de internação. Ela saiu aplaudida pelos profissionais de saúde que a atenderam ao longo das últimas semanas.

"Vou para casa agora, morrendo de paixão", disse dona Francisca, em vídeo divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Francisca Rodrigues tem quadro de hipertensão e problemas cardíacos, que podem ser complicadores para infectados pelo novo coronavírus. A diretora médica do hospital, Ana Tecla, informou que a paciente recebeu tratamento do protocolo específico para Covid-19, com uso de antibióticos. 

“Ela chegou com quadro de síndrome gripal grave, com dispneia e tosse. Hoje, está bem, consciente, orientada, afebril, devendo permanecer isolada em casa por 14 dias”, explicou Ana Tecla.

Fátima Sousa, diretora geral do hospital do Monte Castelo, comemorou a recuperação de Dona Francisca. “A nossa equipe está emocionada com essa história. A paciente é idosa e tem muitas comorbidades, mas graças a Deus evoluiu bem ao tratamento ofertado no Hospital. Parabenizamos aos profissionais envolvidos que deixam as suas casas para salvarem vidas, nesse momento difícil que o mundo enfrenta”.

O Hospital do Monte Castelo foi preparado para receber apenas casos de pacientes com suspeita de Covid-19. São 50 leitos, sendo 47 de internação e 3 de estabilização. 

Até quinta-feira (16), a Prefeitura de Teresina somava 30 pacientes recuperados de Covid-19. A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) contabilizava 48 pacientes com alta médica. São mais de 100 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em todo o estado. 

Da Redação
[email protected]