Cidadeverde.com

Preparado para a covid-19, Hospital Infantil investiga casos suspeitos

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Com 10 leitos de UTI e 11 leitos clínicos destinados para casos de Covid-19, o Hospital Infantil Lucídio Portela recebeu casos de síndrome respiratória aguda e investiga se entre eles há crianças infectadas pelo novo coronavírus.  Dos 10 leitos de terapia intensiva disponíveis, quatro já estão funcionando.

Em boletim divulgado nessa sexta-feira (18), pela Secretaria Estadual de Saúde, foi confirmada a testagem positiva para Covid-19 em três crianças no litoral. O boletim  também registrou novo recorde de casos confirmados em um único dia - 21 testes positivos.

“Temos alguns casos sendo investigados, mas até agora nenhum deu positivo (para Covid-19). Nós estamos com nove crianças com suspeitas de síndrome respiratória aguda grave. Algumas confirmaram para H1N1”, informou o diretor do hospital, Vinicius Nascimento.

Dos 10 leitos de UTI com oxigenação, ventilador mecânico e monitores clínicos, quatro  estão funcionando. “Não utilizamos os outros (seis) porque ainda não teve uma demanda. E ainda temos mais 11 leitos clínicos só para a Covid-19”, explicou.

Segundo diretor, o número de leitos disponíveis é suficiente para atender a população infantil.

“Analisando os casos de Covid-19 no mundo, vemos que a criança tem um índice de complicação menor. Ela não tem a mesma incidência do adulto. Sem contar o tempo de intubação. Um adulto demora em média três a quatro semanas de intubação. A criança já tem uma rotatividade maior, demorando menos, uma média de oito dias”, disse Vinicius Nascimento. 

Pandemia deu espaço para reformas

A suspensão das cirurgias eletivas por conta da pandemia de Covid-19 está sendo usada para ampliar alas do hospital. “Nesse período a gente está conseguindo fazer a ampliação do leito. A pandemia reduziu as cirurgias eletivas, mas conseguiu dar espaço para as reformas que gente já vinha trabalhando. Nos próximos cinco meses acredito que elas estarão bem encaminhadas”, informou o diretor.

Com a reforma, são esperados 11 novos leitos de UTI, 20 leitos de urgência e emergência e seis de cuidados intermediários.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais