Cidadeverde.com

Idoso de 98 anos é a sexta morte por Covid-19 em Teresina, confirma Firmino

Atualizada às 15h35

O prefeito Firmino Filho confirmou, em postagem no Twitter, no início da tarde desta segunda-feira(20), a sexta morte em Teresina vítima de Covid-19. Com este, sobe para 13 o número de óbitos pela doença no Piauí.

Segundo o Comitê de Operações de Emergência (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), trata-se de uma pessoa do sexo masculino, de 98 anos, que não tinha doenças crônicas e estava internado em ambiente hospitalar. Esse é o primeiro óbito em que a infecção ocorreu durante o período da quarentena em Teresina. 

“Considerando o período de incubação máximo da doença, que varia de 1 a 14 dias, e a data do início dos sintomas desse paciente que foi a óbito, certamente ele se infectou a partir do dia 26 de março, ou seja, durante o período da quarentena na cidade.”, afirma o médico infectologista da FMS, Kelsen Eulálio.

"Em duas semanas vimos os números de casos crescerem mais de 500%, seguindo o padrão de infecção pelo vírus, que cresce exponencialmente", alerta o prefeito, que destaca ainda que apesar da subnotificação, até o momento a prefeitura está conseguindo controlar "minimamente nosso quadro".

"Mas é preciso ainda chamar atenção para a situação do Maranhão e Ceará, onde o número de casos já está na casa dos milhares; além do Pará, origem de muitos pacientes que buscam por atendimento em Teresina", ressalta o gestor municipal.

Até ontem, o Piauí registrava 12 mortes. As últimas confirmadas pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) foi de uma criança de 13 anos, de Pedro II, mas que estava internada no hospital infantil Lucídio Portela, em Teresina, e um idoso de 61 anos, de Parnaíba, que faleceu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) no litoral. 

Quarentena ideal

A Prefeitura de Teresina iniciou a quarentena na cidade no dia 21 de março, com decreto de medidas restritivas de circulação, baseada em orientações de autoridades de saúde.

O prefeito Firmino Filho lamentou a nova morte de residente de Teresina e afirmou que a curva epidemiológica da doença tende a subir na cidade. “Precisamos atingir o patamar de 73% de isolamento social, percentual recomendado para diminuir a disseminação do vírus. Se metade da população continuar desrespeitando essa medida e ficar circulando na cidade, esse número de casos confirmados e de óbitos vai aumentar nas próximas semanas.”

A diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, alerta que, segundo a literatura científica mundial, é grande a quantidade de pessoas com Coronavírus que não apresentam sintomas. “Mesmo assim, a pessoa está infectada e é transmissora do vírus. Por isso, nem todo infectado apresenta sinais. É preciso considerar que todos estão infectados e adotar rigorosamente as medidas de prevenção”.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais