Cidadeverde.com

Governador criará grupo para retorno gradual das atividades em todo o Piauí

O governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta terça-feira (21) que vai criar um grupo de trabalho para que faça um estudo sobre a saída gradual da quarentena no Piauí.

Wellington Dias afirmou que a liberação gradativa das atividades econômicas só ocorrerá após passar o pico da transmissão da doença no estado, previsto para o dia 15 de maio. Outra exigência do governador é que haja redução no número de casos da covid-19 para ter segurança de ter leitos suficientes para atender a demanda e não provocar um colapso no sistema de saúde. 

 

 Ao falar ao portal Cidadeverde.com, o governador disse que o retorno gradual das atividades econômicas acontecerá com toda segurança e com base em experiências exitosas em outros países. 

Wellington Dias afirmou que o uso obrigatório de máscaras no Piauí é o primeiro passo para trabalhar essa flexibilização do isolamento

"Vamos ter um grupo de trabalho que possa com base na experiência de outros países, que deu certo, já ter um plano para a retomada das atividades", disse o governador.

"Vamos atingir se Deus quiser, muito em breve, o pico dessa curva, crescendo a capacidade de atendimento e é isso vai tirar dessa situação e com segurança". 

Ele ressalta que preciso ter segurança para não levar o sistema de saúde ao colapso.

"Esse número de contaminados nunca pode ser em um patamar que venha a levar o colapso ao sistema. Se muita gente adoecer, a doença é grave e precisar de UTIs, de sala de estabilização tem que ser num patamar que nossa capacidade possa permitir atendimento e evitar o que está acontecendo em Manaus, em Fortaleza e não queremos nenhuma região do Piauí".

Foto: Ascom/governo do estado

Governador revelou a medida durante visita ao Hemopi para doar sangue

Reunião com ministro

Wellington Dias falou sobre a reunião dos governadores do Nordeste com o novo ministro da Saúde, Nelson Teich. Os gestores reforçaram a importância do isolamento social, pediram plano unificado para combater a covid-19  e o ministro pediu aos governadores a lista de promessas feitas pelo Ministério da Saúde e que não foram cumpridas. Na quinta-feira, haverá nova reunião entre Teich  e os governadores do Nordeste. 

 

 

 

Flash Yala Sena
[email protected]  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais