Cidadeverde.com

Firmino revela testes negativos para Covid-19 e responde críticos: 'rezo para que estejam certos'

Reprodução

Em videoconferência com jornalistas, na manhã desta quinta-feira (23), o prefeito Firmino Filho revelou ter feito dois testes para Covid-19, ambos negativos, e fez um desabafo sobre as críticas que tem recebido contra as medidas de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus em Teresina. O gestor reforçou que seguirá as orientações das entidades de saúde. 

O prefeito tem sido cobrado pela reabertura de estabelecimentos comerciais - programada no momento para até o fim de abril. No encerramento da entrevista, Firmino Filho pediu que Deus dê sabedoria para que sejam tomadas as melhores decisões, e deixou uma mensagem aos "que não acreditam em nada do que eu estou falando". 

"Eu tenho recebido muita gente, muitos amigos, pessoas queridas que dizem: 'Firmino, tá errado, tá errado, tá errado, tá errado, tá errado, tá errado...'. (Quero dizer) Que toda noite, antes de dormir, eu rezo para que eles estejam certos", declarou o prefeito.

Firmino Filho reforçou que as medidas adotadas pela Prefeitura, como fechamento de escolas e estabelecimentos comerciais, seguem o que é recomendado pelos especialistas. "A gente está fazendo aquilo se preparando para o pior, porque são os técnicos que estão dizendo. A gente acredita na comunidade científica. (...) Estamos nos preparando para o pior, mas a gente deseja o melhor para toda a nossa cidade".

Economista, Firmino Filho ainda deu uma aula de progressão geométrica para explicar como o novo coronavírus pode se propagar a uma velocidade que gere um número de casos elevado a ponto de esgotar os leitos hospitalares. Com isso, justificou as medidas de isolamento social, que devem perdurar pelo menos até o início de maio, quando serão inaugurados os hospitais de campanha da capital. 

Teste negativo
Firmino Filho falou que fez dois testes negativos para o novo coronavírus nos últimos 30 dias, e deve ser submetido a um novo exame em breve. Ao tratar do assunto, o prefeito falou do desgaste das últimas semanas. 

"Tem os trabalhadores que não podem ficar em casa, como no caso do pessoal da Saúde, e no caso o prefeito. Quantidade de problemas que você tem de enfrentar, que decisões que você tem que fazer, é gigantesca. Há mais de um mês eu não sei o que é feriado ou o que é domingo", declarou. 

O prefeito revelou que precisou ser medicado, na última quarta-feira (22). "Ontem, pela primeira vez na vida, tive um pico hipertensivo e botei aquele remédio embaixo da língua. Pressão grande, sem muito descanso, e a máquina começa a doer, começa a pesar. A partir de agora vou ter que respeitar pelo menos o domingo, descansar no sétimo dia".

Firmino Filho tossiu por algumas vezes durante a entrevista. O prefeito afirmou que sofre com rinite alérgica há décadas.  

O áudio da entrevista está disponível abaixo - os trechos mencionados nesta matéria começam no minuto 53. 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais