Cidadeverde.com

Conselho de Saúde vistoria no hospitais para Covid em Teresina

Foto: Assessoria CES

 

O Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI) fiscalizou, nesta semana, os dois hospitais gerenciados pela Prefeitura de Teresina para tratar pacientes da Covid-19. Os conselheiros estiveram no hospital Dr. Miguel Couto, do bairro Monte Castelo, que já está recebendo pacientes e no Hospital de Campanha Pe. Padre Balzi, instalado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) que ainda está com obras em andamento. 

De acordo com o presidente do Conselho, João Cabral, a equipe ficou satisfeita com o andamento da obra do hospital de campanha, que já está com os leitos levantados e com o funcionamento do hospital do Monte Castelo. 

"Em nossa vistoria na unidade de saúde podemos comprovar o bom funcionamento do hospital, como a existência de fluxo de entrada e saída dos profissionais diferente dos pacientes, como forma de proteção de ambos. Além disso, observamos uma qualidade da estruturação física do local e também questões de Recursos Humanos e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, destacou o presidente do CES-PI, João Cabral.

No hospital de campanha, que tem capacidade para 82 leitos, Cabral afirmou que foram observados quais os métodos, procedimentos e materiais que estão sendo ofertados para o trabalho. “Observamos que os parâmetros técnicos e de higiene estão sendo respeitados e que estará apto a receber os pacientes, caso seja necessário".

O conselheiro estadual, Celso Henrique, chamou atenção para agilidade da obra. "A nossa missão é essa de preservar a saúde e principalmente a defesa do SUS. Aqui é um hospital de campanha que está se preparando para que não haja colapso e observamos que está em estado avançado. Acreditamos que dentro dos próximos dias estará funcionando", comenta.

As inspeções são feitas mediante determinação do Ministério Público (MPPI) para verificar a instalação de leitos e acompanhar o andamento das obras do hospital de campanha. Além de averiguar a demanda de atendimento aos pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19, fluxo de profissionais e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A equipe também já teve em hospitais regionais pelo interior do estado, eles estiveram em Picos, Oeiras e Floriano. 


Caroline Oliveira
Com informações do Conselho de Saúde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais