Cidadeverde.com

Empresários criam tecnologia para permitir reabertura das lojas com segurança

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Uma plataforma onde empresários, funcionários e clientes poderão voltar às lojas obedecendo a todas as normas sanitárias, de distanciamento e de saúde, é o que empresários estão desenvolvendo, para o retorno gradual das atividades econômicas em Teresina. O sistema foi batizado de “Atende Aí”, uma solução tecnológica que foi apresentada à Prefeitura para ajudar na volta do comércio. 

A proposta é de um grupo de empresários do Clube Negócios e consiste num sistema online que permitirá ao empresário comprovar o atendimento aos critérios sanitários definidos pelo poder público para receber clientes e controlar a quantidade de pessoas no interior de seu estabelecimento para evitar aglomeração. 

Os consumidores usarão o celular para ler um QR Code, disponível nos acessos dos estabelecimentos, informando se a empresa está cumprindo as medidas de contenção de acordo com o ramo de atividade. Com o aplicativo, os consumidores poderão ainda agendar a intenção de visita ao estabelecimento, visualizar a lotação do espaço em tempo real, além de receber informações oficiais da Prefeitura.

Alguns detalhes da plataforma

Após se cadastrar na plataforma e ter acesso à lista de exigências sanitárias para reabertura, as empresas deverão informar o cumprimento dessas medidas por meio de checklists e, caso solicitado, envio da documentação comprobatória.

Os consumidores poderão dar notas positivas e negativas ao atendimento dos critérios sanitários, auxiliando as empresas a construírem uma boa reputação perante a sociedade. Essas informações também poderão orientar a Prefeitura de Teresina na fiscalização dos estabelecimentos.

O “Atende aí” permitirá ainda que os funcionários das empresas informem, pelo aplicativo/site, seus dados de saúde, para mapear casos suspeitos da Covid19 e indicar quais colaboradores devem realizar testes. O trabalhador deverá informar, por exemplo, se faz parte do grupo de risco (idosos, hipertensos, diabéticos, etc), se possui sintomas suspeitos e quais são, e se teve contato com pessoas diagnosticadas com o vírus. Isso facilitará também ao Município monitorar a saúde dos trabalhadores.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O comércio está fechado desde o dia 21 de março

O programa foi ideia do empresário do ramo de TI Luckas Santos e conta com apoio do empresário Paulo Petit e do advogado Manoel Oliveira. Eles integram o Clube de Negócios (CDN), um grupo de empresários piauienses criado há cinco anos para debater e discutir assuntos relacionados à economia local.

“Com essa plataforma eletrônica estamos cumprindo nosso papel de buscar o diálogo e levar alternativas seguras para a reabertura gradual das atividades comerciais.  Fazendo isso de forma planejada e tomando os cuidados necessários para preservar a saúde das pessoas e a sobrevivência dos empregos.”, afirma Luckas. Ele concorda que foi necessária a interrupção das atividades econômicas no Piauí desde a segunda quinzena de março como forma de evitar a propagação da Covid-19 na população, e por isso lembra que é preciso uma reabertura das lojas de forma responsável e segura.

Segundo os empresários do CDN, a Prefeitura de Teresina se interessou pelo projeto e pediu alguns ajustes. Nos próximos dias, deve haver uma reunião entre representantes do grupo e os membros do Comitê Gestor de Medidas para Enfrentamento da Pandemia Coronavírus-COVID-19 do município. Caso adote o projeto, o Município ficará responsável por fornecer a infraestrutura que permitirá a execução do software, sua implantação, divulgação e ainda o monitoramento.


Da Redação 
Com informações do site Piauí Negócios
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais