Cidadeverde.com

Firmino diz a vereadores que coronavírus está espalhado por todos os bairros de Teresina

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, se reuniu com os vereadores da capital nesta terça-feira (28) por meio de videoconferência e demonstrou preocupação com os casos da covid-19 na capital. Segundo ele, dados preliminares de uma pesquisa encomendada pelo município mostra que o coronavírus se espalhou por todos os bairros de Teresina, inclusive na zona Rural.

“Nós fizemos uma pesquisa na semana passada com o Instituto Opinar e fizemos essa semana de novo. Os dados estão chegando e devemos receber ainda hoje e publicar amanhã. Mas as poucas informações que nós temos é que já existe o espalhamento da infecção por toda a cidade de Teresina”, disse o prefeito.

A pesquisa envolve 900 pessoas e o objetivo é conhecer a situação da pandemia do coronavírus na cidade. 

Firmino também alertou para a explosão da doença nos estados do Ceará e Maranhão e que os reflexos já podem ser vistos em Teresina. Os dois estados juntos registram 9.446 casos e 548 mortes, segundo o boletim divulgado hoje pelo Ministério da Saúde.

“A situação do Maranhão é a terceira do Nordeste. Isso nos preocupa. Lá houve um afrouxamento. Há duas semanas o governador manteve a quarentena apenas na ilha de São Luís e em Timon. O resto ficou a cargo de prefeitos, que cederam a pressão de empresários locais. Aqui em Teresina nós já estamos recebendo várias pessoas infectadas de Timon, de São Luís, de Lago da Pedra, de Balsas. Pessoas chegando do Maranhão para serem atendidas aqui”, disse o prefeito aos vereadores.

Firmino disse que Teresina é uma espécie de cidade maranhense também e cobrou mais empenho das autoridades do Maranhão. “A gente não pode deixar de ser solidário com o povo do Maranhão, mas eles precisam fazer a parte deles. Muitas pessoas chegam a Teresina para buscar atendimento. É necessário que a gente tenha uma conversa franca com o Maranhão. Nós estamos tentando uma conversa, enquanto isso nós colocamos reforço na barreira sanitária com Timon”, disse o prefeito, alertando para uma situação mais grave com a reabertura de determinados setores.

“A retomada de determinados setores pode fazer que a chegada de pacientes seja exponencial do Maranhão”, afirmou.

Com 277 casos e 9 óbitos, Firmino disse que Teresina ainda vive uma situação razoável. Ele também defende o não relacionamento com o Ceará no momento. “O grosso dos casos daqui foi através do Ceará. O Norte do Piauí é muito próximo ao Ceará. Boa parte dos óbitos tiveram relação com o Ceará. Não faz menor sentido, Fortaleza do jeito que está, a gente manter relações abertas. Não pode existir isso”, declarou, afirmando que a cidade está cercada de problemas, se referindo aos estados do Ceará e Maranhão.

“Estamos cercados de problemas, do lado tem o Ceará e do outro o Maranhão. O Norte do estado não está bem. Aqui em Teresina nós já temos multiplicação comunitária desse vírus. A zona leste foi onde começou, mas já se espalhou. Já existe infecção inclusive na zona rural”, afirmou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais