Cidadeverde.com

Governador faz apelo para prefeitos não reabrirem comércio: “vamos ter mais mortes”

O governador Wellington Dias (PT) fez um apelo neste sábado (2) para que os prefeitos do Piauí não reabram o comércio. Segundo ele, este tipo de medida vai resultar em mais casos de coronavírus no Piauí e, consequentemente, em mortes. Entre as cidades que anunciaram a volta das atividades econômicas estão Floriano e Corrente. 

Em Corrente, a juíza Viviane Kaliny Lopes de Sousa determinou a suspensão do decreto da prefeitura que flexibilizava o funcionamento do comércio em geral, incluindo academias e templos religiosos. Já em Floriano, o prefeito Joel Rodrigues confirmou a reabertura gradual do comércio a partir de terça-feira (05).

“Estou vendo aqui que vários municípios estão colocando decretos abrindo o comércio e isso vai resultar na ampliação das pessoas contaminadas em seu município. Isso vai resultar em mais pessoas precisando de vaga hospitalar e isso vai resultar em mais mortes, já que o nosso sistema tem um limite”, disse o governador em vídeo divulgado nas redes sociais.

Wellington Dias alertou que, além da falta de leitos, não há profissionais de saúde suficiente para atender a demanda de pacientes.

“Por que estabelecemos uma meta, que ainda não alcançamos, de 600 leitos? É porque, mesmo que eu tenha todos os equipamentos (respiradores, monitores), não tem médicos, não tem profissionais. Então eu faço aqui um apelo, sei que há uma pressão em cada lugar, mas é a vida”, afirmou, ressaltando o decreto do governo do estado que prorrogou a quarentena até 21 de maio.

“Fizemos um decreto até o dia 21, com avaliação semanal, com muita responsabilidade. É para salvar vidas”, finalizou.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais