Cidadeverde.com

Governo inicia nesta quarta (6) nova etapa de amostragem da Covid

Foto: Cadu Rolim /Fotoarena/Folhapress

Uma segunda etapa da amostragem da Covid-19 no Piauí irá começar nesta quarta-feira (6) em 15 cidades do estado, e seguirá até o dia 9.

No dia 30 de abril, o instituto apresentou os primeiros resultados colhidos na primeira pesquisa realizada com mais de quatro mil pessoas em 14 municípios do Piauí. Das pessoas entrevistadas, cinco testaram positivo para Covid-19, isso significa uma taxa de infeção de 0,1156%. De acordo a pesquisa, a estimativa é de que 3.783 estejam infectadas com a Covid-19 no estado.

O estudo é feito pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e o Instituto Piauiense de Opinião Pública (Amostragem). A pesquisa é domiciliar, com pesquisadores indo até residências sorteadas para realizar um teste rápido nos locais selecionados.

Os pesquisadores do instituto estarão devidamente identificados com crachá, colete e logomarca do Amostragem, além de usarem álcool em gel e equipamentos de proteção individual (EPI) recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), luvas e máscaras.

Cada pesquisador contará com um profissional de saúde, destinado pela Sesapi, responsável por realizar os testes rápidos nos moradores, que ficam prontos em 15 minutos.

Os municípios pesquisados serão Teresina, Parnaíba, Piripiri, Campo Maior, Oeiras, Picos, Floriano, Valença, Uruçuí, São Raimundo Nonato, Corrente, Coivaras, São Gonçalo do Gurgueia, Fronteiras e Pimenteiras.

De acordo com o diretor do Instituto Amostragem, João Batista Teles, a pesquisa possibilita o planejamento das políticas em relação à pandemia no Piauí. “Essa pesquisa é de extrema importância, pois estima a taxa de infecção do coronavírus no estado e essa estimativa irá pautar todas as políticas do governo, bem com a tomada de decisão quanto ao isolamento social, além do planejamento quanto à criação de leitos clínicos e de UTI”, afirmou o estatístico.

Da redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais