Cidadeverde.com

Piauí confirma 5 novas mortes por Covid e ultrapassa marca de 1.000 casos

Foto: CLAUDIO FURLAN/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Atualizada às 16h16 - 07/05/2020

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou, nesta quarta-feira (6), mais cinco mortes de pacientes infectados pelo novo coronavírus - 35 no total. O anúncio dos óbitos ocorre no dia no qual o estado ultrapassou a marca dos mil casos confirmados da Covid-19.

É o maior número de óbitos confirmados em um único dia no estado desde o início da pandemia. Os 102 testes positivos em apenas 24 horas também são a maior marca do Piauí desde março, quando os primeiros casos foram confirmados. 

Foram três mortes de pacientes de Teresina. O mais novo foi um homem de 72 anos, que faleceu em casa, mas havia sido internado no hospital Getúlio Vargas - ele sofria de pneumopatia. Também faleceu uma senhora de 74 anos que lutou também contra o câncer de mama e que estava internada no hospital São Marcos. 

A terceira morte da capital foi de outra idosa, de 87 anos, com histórico de diabetes e hipertensão, que faleceu logo após receber atendimento de urgência do hospital Santa Maria, no último domingo (3) - o Cidadeverde.com publicou no texto original que a paciente esteve internada no Santa Maria, mas a unidade de saúde informou que a senhora já chegou na emergência em estado grave e não resistiu. O Grupo Med Imagem reforça que seu hospital de referência para Covid-19 é o Prontomed Adulto.  

Dois óbitos são de pacientes do interior. Um idoso de 67 anos, natural de Cocal, faleceu no hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba. Ele tinha hipertensão e diabetes. 

A quinta morte ocorreu no hospital Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus. O paciente era de Santa Luz, tinha 92 anos e também era diabético. 

Recorde de casos confirmados
Com a morte do paciente de Santa Luz, o Piauí chegou a 78 municípios com casos da Covid-19. 

Com os 102 novos testes positivos, são 1.051 casos confirmados em todo o estado. 

 

No interior: internações e recuperações
A Prefeitura de Picos confirmou sete novos casos no município do Sul do estado - 37 no total, distribuídos em 20 bairros. 

Depois de um crescimento acelerado, São Raimundo Nonato segue tendência de estabilização no número de casos confirmados: são 30, sendo que 14 estão recuperados. 

Esperantina chegou a 20 pacientes com a Covid, mas a prefeitura já comemorou os três primeiros recuperados. Entre eles está seu Dysney, 38 anos, do bairro Fazendinha. 

Foto: Prefeitura de Esperantina

Seu Dysney, 38 anos, comemora a recuperação em Esperantina

Em Piripiri, são 17 casos confirmados, sendo quatro internados - dois deles em UTI - e três recuperados. Outros 49 estão em isolamento domiciliar, entre suspeitos, casos confirmados e moradores do mesmo domicílio. 

Campo Maior também confirmou seu 17º caso. A Secretaria de Saúde do município contabiliza dois pacientes internados, 12 em isolamento domiciliar e três recuperados. 

Situação hospitalar
O número de internações continua a subir. Ontem eram 227 suspeitos internados. Nesta quarta-feira (6), o número chegou a 254. 

Dos pacientes, 167 estão em leitos clínicos, 85 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e cinco em leitos de estabilização. 

Outros 10 pacientes tiveram alta médica - o total no Piauí é 191.  

Fábio Lima
[email protected]