Cidadeverde.com

Projeto convoca psicólogos para manter ação social virtual na pandemia

Foto: Pablo Valadares/Agência Senado

O projeto Nujoc Solidariedade está em busca de profissionais da saúde para integrar a rede de apoio e realizar gratuitamente os atendimentos psicológicos. Os interessados devem fazer uma inscrição no site do projeto e preencher o formulário "Quero Ajudar", especificando no assunto que gostaria de ser voluntário. 

A jornalista Camila Fortes, mestranda em comunicação e membro do Nujoc Solidariedade, explica que a rede de atendimento psicológico, com a ajuda dos especialistas, busca aliviar o sofrimento e a angústia das pessoas que vivem o isolamento social, recomendando pela Organização Mundial de Saúde para combater a transmissão do novo coronavírus. Ela cita que muitas pessoas tem buscando atendimento após perder o emprego devido a pandemia da Covid-19. 

"Até a semana passada nós tínhamos dez profissionais, mas muitos começaram a retomar a sua agenda e ficou sobrecarregado. Todos estão se adaptando a essa nova rotina de teletrabalho. Alguns ficaram com o tempo limitado. Para continuar o projeto e garantir esse atendimento acionamos as nossas redes sociais para convocar novos profissionais. O isolamento ainda não acabou, pessoas continuam sofrendo", comentou Camila. 

  • Atendimento: online, gratuito e irá durar enquanto permanecer o isolamento social.
  • Duração e quantidade máxima de sessão: direto com o profissional.
  • Como funciona: a lista dos profissionais de saúde mental está no site do Nujoc. Escolha o profissional, entre em contato via e-mail [email protected] com o assunto “Atendimento Psicológico” e informe o interesse pelo atendimento.


Grupo Revisitando Sua Morada

O projeto também possui o "Grupo Revisitando Sua Morada, que acontece na forma de reunião no ZOOM (aplicativo), com 5 participantes e uma Psicóloga, onde será possível a troca de experiências vivenciadas nesse momento atípico em que estamos passando. O espaço da reunião deve ser um lugar seguro, onde vamos trocar experiências e as questões abordadas deverão ser respeitadas. Para participar do grupo Revisitando Sua Morada, manifeste interesse no texto do e-mail"

Necessito de Ajuda

Além do atendimento psicológico, o projeto também busca suprir outras demandas com a ajuda do voluntariado. Para pedir ajudar, a pessoa deve preencher um formulário com as suas informações (identificação, endereço, contato e uma fala sobre a necessidade que precisa". As informações serão transformadas em notas e serão divulgadas no site e nas rede sociais do Nujoc  Solidariedade para alcançar um pessoa ou empresa que poderá atender o pedido.   

 

Carlienne Carpaso (com informações do Nujoc Solidariedade)
[email protected]