Cidadeverde.com

FMS: veja onde ir para atendimento de casos suspeitos de Covid-19

Foto: cidadeverde.com 

Febre, dor de garganta, tosse, falta de ar. Estes são os sintomas mais comuns da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, que tem afetado o mundo. Para enfrentar a pandemia, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) organizou seu atendimento em diferentes níveis, de acordo com a gravidade dos casos, e lança orientações à população sobre quais serviços devem ser buscados em cada situação.

Dentro da Grande Teresina, a porta de entrada para pacientes com síndromes gripais – ou seja, que apresentam sintomas semelhantes aos da Covid-19 – é a Atenção Básica. Para isso, a FMS destacou 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o atendimento exclusivo desses casos.

“Você será atendido por médicos e enfermeiros treinados para avaliar e classificar sua situação como leve, moderada ou grave”, explica Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da FMS. “Para os casos leves, o paciente será orientado para o isolamento domiciliar com prescrição medicamentosa. Em casos graves, a equipe acionará o SAMU, que levará o paciente para uma unidade hospitalar dentro da rede do município”, conta.

O diretor prossegue explicando sobre o que o paciente deve fazer em casos mais graves, com sintomas como febre persistente por mais de 48 horas, falta de ar e mal estar intenso. Nesta situação, o paciente deve procurar imediatamente uma unidade hospitalar do município, seja uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou um hospital – com exceção do Hospital do Monte Castelo, que foi designado exclusivamente para internação, referenciado pelos outros locais.

"O paciente passará pela mesma classificação feita nas UBS e será internado; em casos graves, haverá a avaliação da necessidade de um leito de observação ou UTI. O Hospital do Monte Castelo é referenciado, isso significa que ele só recebe pacientes vindos de ambulância”, informa Kledson Batista.

Para casos de dúvida, a FMS disponibiliza ainda o serviço Alô Saúde Teresina, pelo número 0800 291 0084. “Neste telefone, estão disponíveis médicos que irão orientar não apenas em relação a assuntos de saúde em geral, como também sintomas de síndromes gripais, para esclarecer sobre qual lugar procurar e em que momento”, completa o diretor de Atenção Básica.

Confira a lista das UBS com atendimento exclusivo para síndrome gripal:

- Horário: de segunda a sexta, das 7h às 21h e aos sábados, das 7h às 17h:

1.UBS Portal da Alegria (Sul)
2.UBS Irmã Dulce (Sul)
3.UBS Dagmar Mazza (Sul)
4.UBS Todos os Santos (Sudeste)
5.UBS Novo Horizonte (Sudeste)
6.UBS Poty Velho (Norte)
7.UBS Santa Maria da Codipi (Norte)
8.UBS Taquari (Leste)
9.UBS Planalto Uruguai (Leste)
10. UBS Cidade Jardim (Leste)

- Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h:

11.UBS Parque Piauí (Sul)
12.UBS Monte Castelo(Sul)
13. Carlos Alberto Cordeiro (Sudeste)
14. UBS Real Copagre (Norte)
15.UBS Karla Ivana (Norte)
16.UBS Mocambinho (Norte)
17.UBS Satélite (Leste)
18.UBS Santa Isabel (Leste)
19.UBS São João (Leste)

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais