Cidadeverde.com

Pesquisa aponta 32 mil casos em Teresina e Firmino quer antecipar feriado

Foto: Reprodução Conferência

Em conferência com jornalistas nesta terça-feira (19), o prefeito Firmino Filho anunciou os dados da 5ª etapa da amostragem da Covid-19 em Teresina. A estimativa é que haja 32.691 pessoas infectadas na capital com aumento da taxa de contaminação em relação ao último estudo. A prefeitura anunciou que já solicitou da Câmara de Vereadores a antecipação do feriado do dia 8 de dezembro (Dia de Nossa Senhora da Conceição) para esta sexta-feira (22). 

“Estamos de fato em um momento de ascensão da curva da propagação do vírus na cidade de Teresina”, revelou Firmino.

O aumento do número de infectados cresceu 90% em relação à etapa anterior. O número equivale a 3,78% da população de Teresina. Segundo o prefeito, o dado retrata o alto índice de subnotificação. 

“A cada um caso oficial nós temos, segundo essa pesquisa, 41 casos a mais que estão sendo ignorados. Principalmente porque 90% desses casos são casos assintomáticos”, explicou Firmino. 

O R Zero, índice que mede a capacidade que uma pessoa infectada tem de contaminar outras, aumentou de 1,25 na quarta etapa (8 a 10 de maio) para 1,62 nesta quinta etapa realizada entre 15 e 17 de maio. O índice deve ser igual ou menor que um (1) para que haja uma queda da curva e, em consequência, o início gradual das atividades não essenciais. “Continua maior que um, continua em ascensão o coronavírus em Teresina”, alertou o prefeito.

A quinta etapa da pesquisa revelou ainda um aumento no número de positivados da faixa etária acima dos 55 anos.  “Agora já começa a ter uma tendência nos positivados a população das faixas etárias mais velhas. A faixa etárias dos fatores de risco começa a aparecer com maior frequência”, disse.

Feriado nesta sexta

Foi enviado para apreciação dos vereadores a antecipação do feriado municipal do dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, para esta semana.

“Acabei de assinar o projeto de lei do dia 8 de dezembro. Antes de fazer isso consultamos a Igreja Católica, através do arcebispo de Teresina, para que o feriado seja antecipado para esta sexta-feira (22)”, anunciou Firmino.

Leitos de UTI

O prefeito também alertou para o crescimento da ocupação dos leitos de UTI exclusivo para Covid-19. Segundo ele, mais da metade dos leitos de UTI da capital já estão ocupados, 110 leitos ocupados e 55 disponíveis. Na rede pública são 22 leitos livres para 53 ocupados e no setor privado 33 livres para 57 ocupados. 

Imagem: PMT

Decreto da prefeitura

Firmino explicou que o decreto de isolamento da prefeitura vale por tempo indeterminado até que os dados apontem para queda nos casos de infecção da capital. Ele falou que especialistas da Universidade Federal do Piauí devem analisar os novos dados da pesquisa e projetar a queda da curva de propagação do vírus. 

Barreira com Timon

Firmino explicou que a rigidez no controle do fluxo nas pontes que interligam a cidade ao município maranhense de Timon se deu pela “desproporção de fatalidades” que existe entre o Piauí e o Maranhão. 

“Proteger a cidade de Teresina e no Piauí para não termos a mesma propagação de casos que no Maranhão. Nossa preocupação não é com Timon, mas com o restante do Maranhão”, reforçou o prefeito.

Para Firmino, a falta de leitos em São Luiz e no Maranhão pode fazer com que pacientes do estado procurem os leitos de Teresina

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais