Cidadeverde.com

Febraban diz que bancos devem funcionar em Teresina; Caixa informa que não abrirá

Algumas agências bancárias de Teresina devem funcionar normalmente nesta sexta-feira (21), feriado antecipado de Nossa Senhora da Conceição na capital. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em nota ao Cidadeverde.com, todos os seus bancos associados manterão suas atividades operacionais inalteradas em feriados antecipados, para assegurar a prestação dos serviços bancários essenciais à população, inclusive a continuidade do crédito da segunda parcela do auxílio emergencial, que começou a ser feito no último dia 18.

Uma das exceções é a Caixa, que informou que não abrirá no feriado em Teresina, assim como o Banco do Nordeste.

Segundo a Febraban, apesar de as agências estarem abertas, a recomendação é para que  a população evite ao máximo o deslocamento, uma vez que estarão funcionando de forma contingenciada, com equipes reduzidas e horários restritos de funcionamento das 10 às 14 horas, nos termos da Circular nº 3.991, editada pelo Banco Central em 19 de março de 2020.

Ainda de acordo com a Febraban, a atividade bancária foi classificada como essencial pelo Decreto Federal nº 10.280, de 20 de março de 2020.

"E que há efetiva necessidade de mantermos o atendimento das agências para pagamento de benefícios e salários e recebimento de contas", informa a Federação.

 A Febraban alerta ainda que  as datas de vencimento de contas de concessionárias e cobrança não sofrerão alteração, permanecendo como constantes dos documentos de cobrança e arrecadação.
 
O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Odali Medeiros, disse que a entidade vai fiscalizar o funcionamento das agências nesta sexta. "Aqui em Teresina nós temos uma lei antecipando o feriado e já entramos em contato com o Procon", disse.

A antecipação

O feriado de Nossa Senhora da Conceição é comemorado em Teresina no dia 08 de dezembro. Mas, a pedido do prefeito da capitall, a Câmara de Teresina aprovou a antecipação para esta sexta, dia 22 de maio. De acordo com a proposta da prefeitura, a medida de antecipação visa contribuir para aumentar o índice de isolamento social.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais