Cidadeverde.com

Lineu Araújo mantém serviços essenciais em funcionamento

Foto: ascom/FMS

Com a quarentena e as medidas de saúde voltadas para o combate à Covid-19, encontra-se suspenso o atendimento ambulatorial eletivo em Teresina. Apesar disso, o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, que é o ambulatório de especialidades médicas da rede municipal, está mantendo em funcionamento alguns serviços essenciais para seus pacientes. Entre eles está o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), voltado para pessoas com HIV.

O SAE está funcionando nos turnos manhã e tarde, com uma equipe para dispensação de medicamentos para os pacientes que já fazem acompanhamento de HIV, para que não haja interrupção do tratamento. “Além disso, está havendo consulta médica para pacientes novos portadores de HIV que procuram o serviço pela primeira vez, em especial gestantes, além de casos excepcionais, como pacientes sintomáticos”, informa a enfermeira Verônica Moura, do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Outro programa que está em funcionamento é o de acompanhamento de entrega de bolsas para os ostomizados. “Se a pessoa precisar de dois tipos de bolsa, de colostomia (fezes) e urostomia (urina), ela recebe 20 unidades por mês. Dez de cada tipo. Tudo isso nós registramos e fazemos um controle dos recebimentos”, afirma a diretora do Lineu Araújo, Mariluce Ferreira.

Ainda segundo a diretora, o Lineu Araújo garante atendimento integral à pessoa com ostomia, respeitando as medidas de segurança para evitar contágio da Covid-19. “Aqui a pessoa recebe orientação sobre como usar a bolsa. Desde o preparo, aplicação, fechamento, reposicionamento, esvaziamento e troca da bolsa”, diz Mariluce Ferreira.

Está em funcionamento também a Central de Laudos, que recebe os exames de radiografia feitos na rede. Os exames são recebidos pela internet e, após análise, o resultado é reenviado para as unidades solicitantes em, no máximo, 48 horas. A Central funciona das 7h da manhã até as 17h. O acesso aos exames é por meio de solicitação médica nas Unidades Básicas de Saúde, hospitais de alta e média complexidade do Município, Estado e filantrópicos, além do próprio Lineu Araújo.

Além desses atendimentos, há ainda o Provida, ambulatório que conta com psicólogos e psiquiatras para atender pessoas com comportamento suicida. As consultas com psicólogos e psiquiatras, que atendem por demanda espontânea, acontecem de segunda a sexta, de 8h às 11h e de 14h às 17h.

Outros serviços seguem funcionando normalmente, como a realização de exames de raio x, entrega de exames, a farmácia especial para pessoal com Mal de Parkinson e epilepsia e distúrbios de movimento, além da sala de vacina para a Campanha de Vacinação contra a Gripe. “São serviços que não podem ser interrompidos, mas garantimos que estamos tomando todas as medidas de segurança preconizadas pela FMS, para segurança de nossos pacientes e também dos profissionais”, garante a diretora Mariluce Ferreira.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais