Cidadeverde.com

Covid: casos confirmados no Piauí aumentam 50% em uma semana; óbitos 48%

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Novos 1.138 casos de estados positivos para a Covid-19 foram registrados no Piauí em uma semana. Se comparados os números do último sábado, dia 16, com este final de semana, dia 23, o número aumentou 50,53%. Na quinta-feira (21), 222 novos casos testaram para o novo coronavírus, recorde de confirmações em 24 horas.

O número de óbitos também aumentou de 72 para 107 em decorrência de complicações da doença, um aumento de 48,61% em sete dias.

O governador Wellington Dias chamou a atenção para o “perigo” com o aumento na ocupação dos leitos com respiradores no estado. 

“De 162 leitos na capital, 134 estão ocupados. Isso é um perigo. Já temos vários hospitais com 100% da sua capacidade lotada, o hospital, HU, o Hospital da Universidade, o Protomed, o Hospital Infantil, vários já estão com sua capacidade ou lotada, ou lotando”, disse.

O vírus já tem sido notificados na maioria dos municípios do estado onde 137 deles já registram pelo menos um caso da doença. As cidades com maior número de confirmações são Teresina (1.708), Parnaíba (234), Picos (146) e Esperantina e Campo Maior (97). Em número de casos por 10 mil habitantes, Piripiri, Floriano, Pedro II e Altos estão com a maior concentração. 

Em todo o estado, mais de 62% dos leitos de terapia intensiva estão ocupados. De acordo com o último boletim divulgado neste sábado (23), há 89 leitos de UTI disponíveis. 

Dentre as comorbidades identificadas nos pacientes que vieram a óbitos, as que mais mais incidem continuam sendo doenças cardíacas (44,2%) e diabetes (32%).

Os pacientes com óbitos registrados neste sábado em Teresina eram do sexo masculino. Entre eles, o auditor de tributos da Prefeitura de Teresina, Robert Barradas, que tinha doença cardiovascular e hipertensão, residia na zona Leste e estava internado em hospital da rede particular.

“É muito difícil perceber que a doença tem chegado cada vez mais perto de todos nós, levando pessoas que certamente teriam muita vida pela frente. Com 62 anos, o Barradão era uma delas. Em nome dos que fazem a administração municipal, expresso nosso pesar à família”, lamentou o prefeito Firmino Filho, nas redes sociais.

Valmir Macêdo
[email protected]