Cidadeverde.com

Prefeitura de Parnaíba devolve respiradores por não atenderem especificações para Covid

Fotos: Divulgação Prefeitura de Parnaíba

A Prefeitura de Parnaíba abre nesta segunda-feira(01) o hospital de campanha Nossa Senhora de Fátima, no município. O local que era para funcionar com 20 leitos clínicos, dois de estabilização e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) abriu somente com os clínicos, depois que a equipe técnica testou os respiradores comprados e estes não foram aprovados. 

Segundo a equipe técnica, os aparelhos não correspondem às especificações necessárias para o uso em pacientes com Covid-19 e por isso, emitiu um laudo desaconselhando o recebimento dos mesmos. Para realizar a testagem final de equipamentos, profissionais especializados em instalação de equipamentos de UTI, de Fortaleza (CE), incluindo engenheiro químico para análise de maquinário médico, foram chamados.

“O Prefeito Mão Santa exige teste técnico de qualquer equipamento e material, com atesto (sic) de laudo técnico da equipe composta por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. A Prefeitura de Parnaíba, sob gestão de Mão Santa, trabalha com transparência e austeridade. Procedeu-se, portanto, à imediata rescisão contratual unilateral por parte da Prefeitura de Parnaíba”, declarou a Prefeitura em nota. 

Segundo o poder executivo municipal, nenhum valor foi repassado à empresa, já que um dos condicionantes do contrato foi a testagem dos aparelhos pelos profissionais especializados. 

O hospital abre com os 20 leitos clínicos e dois de estabilização e um novo edital foi lançado para a compra de respiradores. “Devido à grande procura no Brasil e no mundo, não se tem encontrado com tanta facilidade para entrega”, justificou a prefeitura.

O hospital também funcionará com ambulatório para testes rápidos de suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2, que serão encaminhados através das UBS, Pronto Socorro Municipal, e clínica médica, com consultas para casos suspeitos da doença.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Equipe Técnica da Prefeitura de Parnaíba, nomeada pelo Prefeito Francisco de Assis Moraes Souza (Mão Santa), testou os respiradores (ventiladores mecânicos) que vieram para o Hospital. N. S. de Fátima e, por não atenderem às especificações que são necessárias para o uso em pacientes com COVID-19, emitiu um laudo técnico desaconselhando o recebimento dos mesmos, razão pela qual foi realizada a devolução dos referidos respiradores.

O Prefeito Mão Santa exige teste técnico de qualquer equipamento e material, com atesto de laudo técnico da equipe composta por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas. A Prefeitura de Parnaíba trabalha com transparência e austeridade. Procedeu-se, portanto, à imediata rescisão contratual unilateral por parte da Prefeitura de Parnaíba.

O Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima abre o setor de enfermarias com leitos e estabilização, e a Prefeitura de Parnaíba lança edital para compra de respiradores que, devido à grande procura no Brasil e no mundo, não se tem encontrado com tanta facilidade para entrega. A Prefeitura de Parnaíba informa  ainda que nenhum valor foi repassado ao fornecedor, pois o pagamento foi condicionado ao resultado positivo dos testes realizados pela equipe técnica.

 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais