Cidadeverde.com

Governo vai prorrogar isolamento até o dia 22 e reabrirá três setores produtivos

Fotos: Ascom

Atualizada às 22h30

O governador Wellington Dias (PT) vai prorrogar o decreto de isolamento social até o dia 22 de junho. A decisão foi comunicada na tarde deste sábado (6) as autoridades que participaram de reunião com o comitê ampliado e governo do estado.

A partir de segunda-feira (8), o governo vai determinar a reabertura de setores da construção civil, de serviços de saúde (psicológicos/fisioterapia e terapia ocupacional) e setores automotivo. 

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) para o coronavírus, apresentou relatório favorável à retomada de atividades econômicas no Piauí. 

A decisão de flexibilização se baseou na análise de dados epidemiológicos da doença, queda no índice de transmissibilidade, número de leitos ocupados e a abertura de novas vagas na rede hospitalar para tratamento da Covid-19. Com base na deliberação, o governador Wellington Dias irá editar novos decretos na segunda (8) estabelecendo novos parâmetros para os primeiros setores contemplados. 

Veja o que disse o governador no seu Instagram:

 

 

Na reunião foi aprovado o Pro Piauí - Pacto de Retomada Organizada que também será regulado em decreto a ser assinado na próxima segunda-feira. 

"É possível dar início à retomada com toda a cautela possível, ouvindo os especialistas. A cada segunda-feira teremos uma série de informações sobre a taxa de transmissibilidade, leitos disponíveis e ocupados, recursos humanos, equipamentos e se cumprimos as metas. Com base nisso, tomaremos decisões para novos passos" explicou o governador.

Os dados epidemiológicos do coronavírus no Piauí revelam tendência de redução proporcional no número de infectados que está em ritmo mais lento. A última pesquisa realizada em parceria com o Instituto Amostragem estabelece o índice de transmissão da Covid-19 em 0,9. Quanto aos leitos hospitalares para casos graves (com respiradores), a taxa de ocupação está próxima de 53%.  A meta da Secretaria de Estado da Saúde é chegar a 500 leitos até 30 de junho, com perspectiva de reduzir a ocupação para menos de 50%.  

O governo pede prudência na retomada das atividades, ressaltando que a autorização para funcionamento se restringe a atividades específicas, mediante cumprimento de uma série de exigências. O comitê aprovou ainda o protocolo geral sanitário que empresas, órgãos e trabalhadores terão de seguir após a adesão. 

"Iniciaremos o processo para firmar protocolos. Cada empresa terá seu próprio específico dizendo como vai funcionar. Vai demorar alguns dias para todos se adequarem e cumprirem as regras. A retomada é organizada e somente poderão retomar após assinar um pacto de compromisso com os protocolos sanitários", pontua o secretário de Governo, Osmar Júnior. 

Por orientação do COE, o isolamento social no território piauiense será prorrogado até 22 de junho, ficando autorizado o funcionamento apenas dos serviços considerados essenciais, à exceção dos previstos no novo decreto. 

O governo anuncia que permanecerá com fiscalização criteriosa e busca parcerias com as prefeituras para 3 finalidades específicas: intensificar as barreiras sanitárias, evitando importação da doença, especialmente nas áreas de divisa com outros estados; adesão ao programa Busca Ativa, desafiando municípios com baixo índice de testagem a promover mais exames; além da integração de dados e padronização de procedimentos, estabelecendo regras uniformes a serem seguidas por todos os municípios.

"Há necessidade de cumprimento de regras de barreiras, quarentena, isolamento social. Estabelecer um regramento e ter uma estrutura organizada para executar" acrescentou Dias. 

Em reunião com representantes de todos os poderes, além de órgãos estratégicos envolvidos no combate ao novo coronavírus, o governador defendeu a necessidade de entendimento com o Conselho Regional de Medicina (CRM) e entidades médicas, visando acordar com o setor privado da área de saúde para auxiliar no programa Busca Ativa, no sistema de regulação de pacientes e na telemedicina. 

O governador recomendou ainda a participação do comitê de especialistas na orientação e definição dos protocolos geral e específicos dos setores da construção civil, automotivo e saúde, visando a prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da Covid-19, com ações padronizadas para os 224 municípios piauienses. 

 

Atualizada às 19h

O Comitê Científico - composto por médicos, técnicos e pesquisadores - deu aval para o governo do estado flexibilizar setores produtivos. Em reunião neste sábado (6), os representantes do comitê recomendou que o governador Wellington Dias (PT) prorrogue o isolamento social que encerra neste domingo (7).

A ideia é estender o isolamento para conter o avanço do novo coronavírus, mas iniciar a reabertura das atividades de baixo risco de transmissão do vírus. 

O comitê apresentou dados animadores ao governador. A taxa de transmissibilidade do vírus continua em queda e chegou a 0,9. Outra informação é que há uma tendência de redução nos casos da doença comparando com os inquéritos epidemiológicos realizados de 15 de maio ao dia 31. Há uma desaceleração nos casos de infecção.

Quatro itens serão avaliados para reabertura de novos setores:

1) Número de casos da covid-19;
2) Números de óbitos;
3) Números de internação;
3) Números de ocupações hospitalares

O Comitê exige a definição de protocolos específicos para cada setor. A Vigilância Sanitária está fazendo revisões nos protocolos. Na consulta pública, apresentada pelo governo, mais de mil sugestões foram dadas para o protocolo geral que será adotado nos 224 municípios e setores produtivos. 

Pela manhã o governador se reuniu com o COE (Comitê de Operações Emergenciais para o combate a Covid-19) e no final da tarde se reúne com o comitê ampliado que tem representantes de vários órgãos públicos como Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, APPM, prefeitura de Teresina, Ministério do Trabalho e Secretarias de Estado.

 

Flash Yala Sena (Com informações do governo)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais