Cidadeverde.com

Prefeitura de União reúne funerárias após queima de EPIs próximo a cemitério

Fotos: Ascom Prefeitura de União

Após os funcionários de uma funerária queimarem equipamentos de proteção individuais (EPIs) na porta de um cemitério, no município de União (a 60 km de Teresina), ao enterrarem uma vítima da Covid-19, na noite da última segunda-feira(08), os representantes dos estabelecimentos foram chamados, para uma reunião com órgãos da Prefeitura da cidade.

O enterro era de um homem de 79 anos, que tinha hipertensão e era fumante, que morreu após internação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) em Teresina. Ele foi a segunda morte registrada por Covid-19 no município, que tinha 140 casos confirmados, até a noite desta terça-feira(09). 

A Vigilância Sanitária do Município e a Secretaria de Obras chamaram atenção por causa do local onde os funcionários realizaram o descarte do material. Segundo a prefeitura, não é errado queimar os equipamentos descartáveis, mas isso deve ocorrer no local correto. 

Outras orientações também foram repassadas, seguindo as recomendações do protocolo da Divisão de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa). 

Entre as recomendações constam: o tempo de velório deve ser o mais breve possível, sendo restringido a familiares e em quantidade reduzida; toda a vestimenta de EPIs usada pelos trabalhadores deve ser descartada em saco plástico e queimada; não deve haver contato físico com o cadáver e nem com superfícies próximas durante o velório; entre outras orientações.

“É um protocolo estadual em relação ao que deve ser feito durante o período da pandemia. O que ocorre é que em muitos casos as famílias não querem respeitar as orientações, querendo abrir o caixão ou mesmo prolongar a duração do velório, aumentando o tempo e o contato com o cadáver. Em casos assim, as empresas funerárias devem entrar em contato com a Vigilância Sanitária para que possamos adotar as medidas necessárias”, explica a diretora municipal da Vigilância Sanitária, Márcia Pierot.

Caroline Oliveira
Com informações da Prefeitura de União
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais