Cidadeverde.com

Hospital do Verdão já atende 19 pacientes internados com covid

O coordenador do  Hospital de Campanha Estadual 'Verdão", Joel Rodrigues, relata que o espaço opera apenas com 50% da sua capacidade de atendimento aos pacientes com Covid-19.  Atualmente, o hospital conta com 103 leitos, sendo que somente 51 estão em pleno funcionamento; os demais serão disponibilizados de acordo com a demanda. O local abriu para atendimento há quase duas semanas e aos poucos recebe os pacientes.

Joel Rodrigues, que  coordena o Projeto de PDI (Pesquisa Desenvolvimento e Inovação) da Universidade Federal do Piauí no HCE, explica que na medida em que a demanda aumentar os demais leitos serão equipados e liberados para atendimento.  

"Neste momento, nós temos 19 leitos ocupados. E, só para esclarecer a população, por uma questão de otimização de recursos, não abrimos a totalidade do hospital. Iniciamos a operação com 50% da capacidade. Obviamente, nós estamos preparados para assim que seja necessário aumentar. A gente não precisa ter os trabalhadores escalados para uma demanda que ainda não ocorreu", diz. 

O diretor ressalta que a demanda por internações está crescendo no Piauí. Somente na quarta-feira (10), o Verdão recebeu 11 pacientes transferidos de outras unidades hospitalares. 

O coordenador esclarece que o Hospital de Campanha Verdão não é de "porta aberta" para os pacientes, ele atua na retaguarda de outros hospitais; o sistema de regulação do Estado precisa regular os pacientes e encaminhá-los ao local. "Posso comentar que ontem chegou a quase ter filas de ambulâncias para recebermos os pacientes. Tudo está a ocorrer dentro do previsto. Não existe nenhuma anomalia a reportar".

Joel Rodrigues destaca que o fato do hospital está com menos da metade dos leitos ocupados não quer dizer que Teresina está com baixo número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

"Se a gente tiver uma demanda crescente, obviamente os demais leitos serão disponibilizados" para atender aos pacientes com o novo coronavírus, diz o dcoordenador.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais