Cidadeverde.com

Em vídeo, parnaibana com covid denuncia falta de atendimento no município

 

A administradora e professora Celina Olivino, de 43 anos, fez um vídeo que viralizou nas redes sociais para tentar comover e conscientizar as pessoas da situação das pessoas que testaram positivo para Covid-19 em Parnaíba (a 320 km de Teresina). O município é o segundo maior em número de casos e de mortes no Piauí, com 1547 casos com 33 mortes até esta quarta-feira(17). 

No vídeo de mais de seis minutos, Celina denuncia que mesmo estando com 50% dos pulmões comprometidos com a doença, não conseguiu ser internada e reclama do atendimento da rede municipal, que só seria disponibilizado dois dias na semana para os exames da Covid-19. 

Ela disse que já tem 13 dias isolada, depois do diagnóstico, e que mesmo tendo plano de saúde, só conseguiu ter acompanhamento médico por telemedicina com profissionais de Teresina. 

“Me passa um filme na cabeça, de como é difícil ter atendimento médico em Parnaíba. O meu está sendo estritamente por telemedicina, estou fazendo tudo praticamente online e com muitas orações das pessoas que gostam de mim. Todos os médicos que viram minha tomografia, com 50% dos pulmões comprometidos, disseram que sou um verdadeiro milagre, porque eu não consegui internamento (sic). Para quem vem tentando atendimento em Parnaíba é uma vergonha. São as pessoas que não estão conseguindo nem respirar, quanto mais ficar em pé, tendo que chegar duas, três horas da manhã para conseguir atendimento”, afirma Celina. 

Ela pede que a Prefeitura de Parnaíba abra o hospital Nossa Senhora de Fátima todos os dias para exames, que os vereadores utilizem suas emendas para ajudar a saúde do Município, que segundo ela, tem deixado a desejar no atendimento das pessoas infectadas com Covid. 

“Não tem sensação pior do que você ter febre de 39 graus, sozinha dentro de um quarto. É doença grave, não é só uma gripezinha. É preciso atender 60 pessoas todo dia e não só duas vezes por semana. Isso não é justo. Cadê os vereadores?”, questiona a administradora. 

Resposta da Saúde de Parnaíba 

A secretária municipal da Saúde de Parnaíba, Rejane Maria Mendes Moreira, informou ao Cidadeverde.com que os exames tipo swab, que é feito com uso de cotonetes médicos, são realizados somente duas vezes por semana, porque precisam ser encaminhados ao Laboratório Central (Lacen) em Teresina, que só disponibiliza dois dias na semana o material para coleta e pede 48 horas para encaminhar o resultado. “Deste tipo de exame só conseguimos fazer 100 por semana, na terça e na quinta, por causa dessa limitação do Lacen”, destaca. 

A gestora afirma, entretanto, que os testes rápidos e outros exames são feitos diariamente. E que todos os profissionais da saúde também estão sendo testados. 

Ela afirma que o Hospital Nossa Senhora de Fátima tem um ambulatório com consultório exclusivo para Covid, que foram colocados lá, depois que viram que o Pronto Socorro municipal não teria condições de sozinho atender a população com suspeita da doença. 

Rejane Moreira informou ainda que seis consultórios Covid serão abertos nos próximos dias em diferentes regiões para dar oportunidade para realizarem mais testes. 

“Estamos no pico aqui em Parnaíba. Temos três pesquisas em andamento, uma da Sesapi, outra do Ministério da Saúde em parceria com a Prefeitura e outro de outro órgão, que estão na busca por estimativa de casos e realizando os testes rápidos nos bairros. Temos a portaria do Ministério da Saúde 1445 que determina a instalação de consultórios Covid e vai dar oportunidade de mais testes”, destacou a secretária. 

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais