Cidadeverde.com

Há 16 dias com flexibilização, Picos autoriza reabertura de academias de ginástica

Fotos: Edvar Junior

Há duas semanas liberando o funcionamento do comércio, a Prefeitura de Picos ( a 306 km de Teresina) autorizou a reabertura de academias de ginástica no município, um dos setores mais polêmicos.  O prefeito de Picos, padre Walmir Lima (PT), optou em experimentar a abertura das atividades em dias alternados. 

Pelo decreto,  as academias de ginástica passam a funcionar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 6 h às 8 h das 16 h às 21 h. Aos sábados o horário de funcionamento é das 15 h às 20 h.

Picos, uma das principais cidades entroncamento do estado,  experimenta a flexibilização desde o dia 8 deste mês. A cada semana, a prefeitura reabre novos setores. 

Já foram abertas as joalheiras, perfumarias, lojas de confecções, calçados, tecidos e aviamento, papelarias, de informáticas e lojas de móveis de segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 14h.

Nas terças, quintas e aos sábados, poderão funcionar as atividades comerciais em mercados e feiras livres, floricultura, paisagismos e jardinagem, também das 8h às 14h.

Inicialmente o decreto do prefeito estabelecia o funcionamento das academias  apenas quarta, quinta, sexta-feira e sábado das 12h às 20h.  No entanto, a Prefeitura de Picos decidiu "esticar" o  horário de funcionamento das academias, após parecer favorável da Procuradoria Geral do Município sobre solicitação feita pelos próprios estabelecimentos. Veja aqui a decisão

A prefeitura de Picos determina que os ambientes sejam higienizados entre turnos e obedeçam aos protocolos de prevenção à Covid-19.

“É obrigatório aos locais aqui tratados que reforcem a limpeza dos pontos de contato, além da higienização completa do ambiente nos horários entre turnos e que se acautelem e obedeçam criteriosamente aos protocolos preventivos”, estabelece o decreto.

O decreto também estabelece diminuição de pessoas por espaços, com afastamento mínimo de 1,5m por cada uma. As  academias também devem dispor de álcool em gel e uso de máscara. 

Com 418 casos confirmados de Covid-19 e sete mortes pela doença, Picos é um dos municípios piauienses que não seguem o decreto de isolamento social do governo do Estado. As medidas de relaxamento no distanciamento na cidade acontecem  desde o dia 8 de junho. Ontem o governador Wellington Dias prorrogou a quarentena até o dia 6 de julho com o argumento de que aumentou a taxa de transmissão do coronavírus no Piauí.

Na contramão das medidas do governador Wellington Dias, o  próximo passo da prefeitura de Picos é reabrir atividades em bares, clubes, restaurantes e praças de alimentação em shopping centers nos dias de quarta, quinta, sexta,  e sábado das 12 às 20h. Segundo decreto, a reabertura destes serviços está autorizada a partir de 29 de junho. 

A prefeitura ressalta que as decisões podem ser revistas, a qualquer momento,  a  considerando o monitoramento da evolução da Covid-19 na cidade. 

Veja o decreto da retomada econômica de Picos


Izabella Pimentel
[email protected]