Cidadeverde.com

CRF do Piauí alerta para uso de dexametasona por assintomáticos

Ver essa foto no Instagram

Entrevista com o vice-presidente, Ícaro Tyego Araújo

Uma publicação compartilhada por Conselho Regional de Farmácia (@crfpi) em

O vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia, Ícaro Tyego, alerta para o uso indiscriminado de dexametasona. Há uma semana, pesquisadores ingleses anunciaram que a aplicação do corticoide barato, conhecido como dexametasona, em pacientes internados com covid-19 foi capaz de reduzir as taxas de mortalidade em cerca de um terço.

“É importante que se diga que a dexametasona não tem efeito comprovado em pacientes assintomáticos que estejam acometidos com a Covid-19. Ou seja, é importante que  a população esteja ciente que este medicamento precisa de prescrição e acompanhamento de profissional habilitado”, afirmou.

Os protocolos de tratamento apontam que a dexametasona tem efeitos em pacientes que fazem uso de ventilação mecânica, não sendo identificado nenhum efeitos em pacientes que não precisam de ajuda para respirar.

Uso de vitaminas e antigripais

Ícaro Tyego alerta que o uso  inadequado de medicamentos tem levado a números elevados de intoxicação medicamentosa. 

“Foi verificado em tempos de pandemia um número excessivo de vendas de vitaminas e antigripais. É importante que a população, no uso desses medicamentos que são isentos de prescrição,mas não são isentos de riscos, sempre procure]a orientação do profissional farmacêutico”, assinalou. 

 

Valmir Macêdo
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais