Cidadeverde.com

Firmino Filho condiciona reabertura para o dia 7 de julho a lockdown mais rígido

Para uma retomada gradual das atividades em Teresina, o prefeito Firmino Filho (PSDB) condicionou a flexibilização a um lockdown mais rígido por, no mínimo oito dias, para conter a disseminação do vírus. 

Firmino falou sobre o assunto durante videoconferência na manhã desta quarta-feira (24) e explicou melhor no início da tarde de hoje. 

“Temos defendido o lockdown já há algum tempo para melhorar outros critérios necessários para a reabertura, como a taxa de internação e de mortalidade pela Covid, que ainda preocupam”, explica, ressaltando que também é essencial que tanto o município quanto o Estado possam concluir os investimentos nos hospitais de campanha instalados na capital para garantir mais leitos de UTI e de enfermarias. 

“Precisamos desse esforço final para ultrapassar essa fase de crescimento da doença. Ampliamos nossa capacidade de responder à crise, mas é muito importante que haja um pacto coletivo entre instituições e a sociedade para reforçar as medidas de isolamento social”.

Com o lockdown de uma semana, o prefeito acredita que a cidade pode iniciar a retomada das atividades econômicas a partir do próximo dia 7 de julho. 

Segundo o prefeito, a estabilidade da taxa de contágio, o chamado R-0 (R-zero) também é um indício de que a cidade já atingiu o pico da doença e pode começar a planejar sua reabertura a partir do próximo mês. 

Firmino ressaltou que vem discutindo o fechamento da cidade, ou lockdown, com o governo do Estado, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, além dos setores produtivos da cidade, como comércio e indústria, e representantes de entidades sindicais e dos trabalhadores. 

“Tudo deve ser feito de forma coordenada, em fases e com forte engajamento da população”, disse.

Em entrevista ao jornal do Piauí hoje, o governador Wellington Dias se mostrou resistente a decretação de lockdown, mas disse que irá analisar. Wellington Dias defendeu medidas mais duras como a lei seca. 


Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais