Cidadeverde.com

Dezenas de veículos fazem fila para abastecer em posto na BR-343 em Teresina

Vídeo enviado com exclusividade ao Cidadeverde.com

 

Atualizada às 13h01

Com a maior parte dos postos de combustíveis fechados neste domingo(28), cumprindo os decretos municipal e estadual de medidas restritivas, muitos veículos fizeram fila para um estabelecimento aberto na BR-343, próximo à rotatória do bairro Tancredo Neves, zona Sudeste de Teresina. 

O flagrante foi feito no final desta manhã. Segundo o internauta, que enviou o vídeo, com exclusividade para o Cidadeverde.com, este era o único estabelecimento aberto entre a ponte do Tancredo até o Mercado do Peixe. No momento, cerca de 50 carros esperavam para serem atendidos. 

De acordo com o decreto estadual, apenas postos de combustíveis localizados nas rodovias, inclusive nos trechos urbanos, podem funcionar neste domingo.  Em Teresina, a maioria dos postos estão fechados desde ontem, inclusive em trechos urbanos de rodovias, como na avenida João XXIII. 

O presidente do Sindicato dos donos de postos de combustíveis do Piauí (Sindipostos), Alexandre Cavalcanti Valença, divulgou uma carta aberta neste sábado, onde repudiou a decisão da Prefeitura de Teresina de proibir o funcionamento do setor de distribuição e comercialização de combustíveis. Ele considerou a “atitude intempestiva” e disse que não foi levada em consideração que é um serviço essencial para a população. 

“Tal fato deverá sobrecarregar o sistema de distribuição de combustíveis, quando de sua reabertura na segunda-feira dia 29/06 e que acarretará um grave problema de abastecimento dos postos na cidade de Teresina, pois hoje contamos com uma base de distribuição muito antiga e pequena para atender uma demanda reprimida de dois dias sem atendimento”, argumentou o presidente do Sindipostos. 

Ele alerta que o se fechamento total acontecer, na próxima semana, de quinta(02) a domingo (05), o desabastecimento será ainda maior e as consequências atingirão vários setores essenciais de Teresina, do estado e também em algumas regiões do Maranhão.

“Entendemos o momento que estamos vivendo, mas não podemos concordar com o modo com que a Prefeitura de Municipal de Teresina, trata assuntos de tamanha relevância, sem o envolvimento dos setores produtivos do município, sem vislumbrar as consequências futuras destas ações e sem planejar medidas concretas, para que haja a possibilidade de decisões coerentes e que atinjam resultados reais, para o fim proposto que é o distanciamento social, a não aglomeração e a redução dos índices de contaminação”, ressalta Alexandre Cavalcanti.

Nota da Prefeitura 

A Prefeitura de Teresina esteve em contato direto com representantes das grandes distribuidoras de combustíveis que se utilizam do terminal da cidade, nesta última sexta, 26 de junho, para discutir sobre as questões de abastecimento dos setores essenciais durante este final de semana. Além disso, agendou para esta segunda, nova reunião com as distribuidoras para discutir sobre as ações de restrição dos dias 02 a 05 de julho.

Veja carta na íntegra

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais