Cidadeverde.com

Chegada dos candidatos para o debate da TV Cidade Verde é marcada por expectativas

Por Yala Sena, Jade Araújo e Caroline Oliveira

Cheios de expectativa, ansiedade e rodeados de assessores e apoiadores, os candidatos à prefeitura de Teresina começaram a chegar na manhã desta sexta-feira (16) para o primeiro debate da TV Cidade Verde, emissora afiliada do SBT. 

O debate, que será mediado pelo jornalista Joelson Giordani, terá início às 11h com três horas de duração. Os nove candidatos a prefeitura de Teresina confirmaram presença.

O primeiro a chegar no estúdio Maria Amélia Tajra foi o professor Tonny. Ele falou sobre a expectativa para o embate com os concorrentes. 

"O debate é um momento em que o teresinense vai poder escutar as propostas de cada um dos candidatos para a saúde, para a educação, transporte público, segurança e todas as áreas prioritárias de Teresina. A gente espera que o teresinense possa avaliar quem realmente tem propostas claras para a população, quem tem uma capacidade de gerir e de resolver os problemas de forma clara, sem nenhuma promessa mirabolante, sempre com muita responsabilidade fiscal. E esse momento é um momento que a TV Cidade Verde oportuniza o teresinense para que ele possa fazer essa escolha democrática, uma escolha correta e consciente, como a gente sabe que é a que o teresinense faz", afirmou Tonny Kerley.

Foto: Caroline Oliveira / Cidadeverde.com

Telcídio Alencar (Mobiliza) foi o segundo candidato à Prefeitura de Teresina a chegar no estúdio, da TV Cidade Verde. Ele veio acompanhado do presidente municipal do Mobiliza, Hernando Sousa. O candidato elogiou a estrutura montada para receber os candidatos e disse que o debate da TV Cidade Verde é uma grande vitrine para apresentar suas propostas aos eleitores da Capital.

Ele disse, ainda, que está preparado para combater o "bom combate".

"Todo debate é debate. Ninguém sabe o que vem. No mais recente encontro dos candidatos teve até incidente de maneira forte. E a gente que está aqui,  está preparado para o que dê e vier, como se diz na linguagem popular", afirmou.

Foto: Yala Sena / Cidadeverde.com

O professor Geraldo Carvalho do PSTU também aguarda o início do debate no estúdio Maria Amélia Tajra. Ele chegou por volta das 10h20 ao local e falou sobre o que vai apresentar nesta oportunidade.

"Vamos trazer para o debate as propostas para resolver os problemas que a classe trabalhadora e que a juventude enfrentam na cidade. Nós queremos construir uma cidade para os trabalhadores e com os trabalhadores e as trabalhadoras”, afirmou Geraldo Carvalho. 

Foto: Yala Sena / Cidadeverde.com

O candidato Santiago Belizário (UP) chegou ao estúdio na companhia de apoiadores e agradeceu pelo espaço dado pela TV Cidade Verde a todos os candidatos que disputam a Prefeitura de Teresina.

“Para gente é um espaço muito importante, agradecemos a emissora pelo compromisso de realizar um debate mais democrático. A gente sabe que a eleição não passa por condições iguais dos partidos, inclusive algumas emissoras não nos chamaram para participar dos debates eleitorais, então para gente é muito importante ter esse espaço para apresentar um pouco do nosso programa, do que a gente apresenta para a cidade de Teresina e desmentir que existe uma eleição polarizada", disse.

Ele negou a existência de uma campanha polarizada e se apresentou como uma alternativa aos eleitores.

"Na verdade, existem outras alternativas mais compromissadas com a luta do nosso povo e com o que Teresina precisa”, finalizou.

Foto: Jade Araújo / Cidadeverde.com

A candidata do PCO, Lourdes Melo, criticou as propostas dos candidatos e destacou que a luta é o melhor caminho para melhor as condições de vida da população.

“Eu vou te dizer uma coisa, eu não vou mentir, que a sociedade só serve para prometer mentir. Eu vou dizer que eleição não tem saída para a vida da sociedade. É só a luta do povo organizado que nós vamos conseguir melhorar”, afirmou.

O candidato do PSOL, Francinaldo Leão, afirmou que o debate é uma oportunidade de conversar diretamente com o povo. 

“Expectativa para o debate é muito boa. Realmente agora começou a campanha, já podemos divulgar nosso número, conversar com o povo direto, trazer as nossas propostas e debater Teresina. Gostaria de parabenizar, aqui, todos os teresinenses pelos 172 anos. Um abraço a todos!”, disse.

Foto: Jade Araújo / Cidadeverde.com

O candidato Silvio Mendes disse que vem para o debate não para fazer ataques, mas apresentar propostas. Silvio chegou acompanhado de assessores, e do candidato a vice-prefeito, Jeová Alencar, e de Kléber Montezuma.

“Primeiro quero dar boa sorte para o Joelson Giordani na mediação. Segundo, que os candidatos identifiquem os problemas da cidade, apresentem soluções para ajudar a população e os residentes a escolherem com cuidado quem vai entregar a cidade pelos próximos quatro anos”, afirmou.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

O candidato Fábio Novo (PT) chegou acompanhado do candidato a vice Paulo Márcio (MDB) e falou que está com uma boa expectativa para o debate.

“Esse é um momento muito bom porque permite o confronto com os candidatos, aonde cada um pode expor as suas ideias, e quem está assistindo vai poder avaliar qual é a melhor proposta para a cidade de Teresina. O debate ajuda a conhecer melhor as propostas e com certeza faz com que as pessoas amadureçam bastante e façam uma boa escolha”, disse o candidato.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, que disputa a reeleição  disse que veio para o debate com a melhor expectativa. Ele veio acompanhado de secretários e assessores.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Na chegada ao debate os candidatos a vice-prefeito falaram sobre a expectativa para a campanha eleitoral que se inicia hoje. Os candidatos Ricardo Bandeira (Avante), vice de Dr. Pessoa, e Wallace Miranda (Novo), vice do Professor Tonny, não compareceram ao debate. 

Jeová Alencar (Republicanos), candidato a vice da coligação "Teresina no Caminho Certo" avaliou o início da campanha. 

A expectativa é a melhor possível, temos já rodado a cidade toda, a ouve as pessoas, o que nos deixa mais feliz é esse clamor da população de Teresina pela volta do Dr. Sílvio. A cidade está desorganizada e o Dr. Sílvio tem experiência, é testado, aprovado e tenho certeza da nossa eleição. Tenho certeza que Teresina vai saber fazer a escolha. Toda eleição a gente compara e escolhe o melhor. Não tenho dúvida de que o Silvio Mendes é o mais preparado para cuidar da cidade. Por isso confio no nosso povo, um povo trabalhador que não se vende e não se rende 

Paulo Márcio (MDB), candidato a vice da coligação "Juntos por Teresina" valorizou o momento de poder dialogar com a população. 

Estamos aqui na Cidade Verde, na casa de Teresina, na casa de Jesus Elias Tajra, e é sempre uma satisfação estar aqui e num debate sério, direito, correto, como todos que eu vi até agora. Aqui é um momento único que se tem pra conversar com Teresina e o Fábio Novo tá pronto, preparado e com vontade de fazer as mudanças que Teresina. Hoje Teresina faz aniversário e não poderia Deus ter sido o mais grandioso com a gente de iniciar esse aniversário de Teresina com milhares de pessoas juntas na madrugada para o maior adesivaço da história do Piauí. Alegria, atenção, respeito, amor, cuidado, vontade, energia, positividade, fé, esperança, sonhos, realização, trabalho, foi um pouquinho do que eu vi ontem e é o que eu espero daqui pra frente

Gervásio Santos (PSTU), vice do PSTU, revelou que a campanha do partido começará com um bandeiraço na zona norte.

A campanha começou hoje e hoje é dia 16 de agosto, um dia simbólico para a nossa campanha. As 16h iremos iniciar com uma caminhada, um bandeiraço onde Teresina nasceu, na vila poty. A campanha vai se desenvolver nos bairros e nas redes sociais. Esperamos difundir um programa voltado para os trabalhadores, onde a questão da estatização do serviço público seja compreendido pela população e a defesa do socialismo

Dara Neto, candidata a vice do Unidade Popular, lembrou que a candidatura do partido nasce das periferias. 

“A gente está muito feliz né? Porque o nosso partido é o mais novo do nosso país, existe uma cláusula de barreira que nos impede de propagandear as nossas candidaturas na TV e na rádio, então aqui é um espaço muito importante pra gente poder dar visibilidade a nossa candidatura, que é uma candidatura popular, que é uma candidatura que nasce das periferias e sobre o processo eleitoral a gente está muito empolgado porque a gente está tendo a oportunidade de apresentar inclusive que nós temos o melhor programa popular pra Teresina. E aí tenho certeza que vários teresinenses vão se reconhecer nas nossas nas nossas propostas, na nossa candidatura, pelo Santiago, nós vamos conquistar mentes e corações hoje. Então a gente dá a largada com muito ânimo, com a certeza da vitória final”

Deuzélia Lopes (PCO), candidata a vice de Lourdes Melo, apontou as prioridades do partido na campanha. 

Essa campanha a gente está focando muito na educação, na saúde, é mais essa parte pública. É também nas ciclovias, nas privatizações então a gente vai focar um pouco de tudo nesta campanha.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais