Cidadeverde.com

Engenheiros farão inspeção nas 20 maiores barragens do Piauí

Imprimir
Algodões I, barragem rompida no ano passado no norte do Piauí


O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - Crea/PI -, José Borges de Sousa Araujo, informou ao Cidadeverde.com que o órgão vai realizar inspeção nas 20 maiores barragens do Estado. Segundo ele, a intenção é fazer um diagnóstico da situação das obras para evitar tragédias como a de Algodões, que matou nove pessoas e deixou mais de duas mil pessoas desabrigadas.



A inspeção será feita em novembro, segundo o presidente, após o período eleitoral para evitar especulações. Foi montado um grupo de trabalho em parceria com o Dnocs, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Meio Ambiente. 


José Araújo disse que vai procurar o engenheiro Norbelino Lira e técnicos da Ufpi para participar dos trabalhos.


"Vamos fazer diagnóstico das maiores barragens porque ficou provado que se tivesse sido feita manutenção em Algodões teria evitado o rompimento. Outra finalidade é para que seja buscado recursos federais para fazer manutenção das barragens", explicou o engenheiro.





O Crea já tem informação que há problemas na barragem de Itaueira. Serão vistorias barragens como a do Bezerro, em José de Freitas, e a de Piracuruca.


Será feito um comunicado aos prefeitos, em parceria com a APPM, para que eles possam acompanhas as inspeções.


Durante a 14ª Feria e Congresso Internacional de Engenharia e Arquitetura, que ocorre entre os dias 19 a 22 de outubro, no Atlantic City, um dos temas abordados será as barragens. Será oferecido um curso de manutenção e finalização de barragens.


Flash de Yala Sena
Redação de Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais