Cidadeverde.com

Cidades da região dos cocais decretam estado de emergência; Esperantina assina terça-feira

Onze cidades que compõem o Território dos cocais do Piauí decretarão estado de emergência, por conta dos agravantes ligados a seca que atinge o estado. Os decretos devem ser assinados até o fim da próxima semana.

A decisão foi acertada em uma reunião dos prefeitos da região, na cidade de São João do Arraial na manhã desta sexta-feira (04). Segundo o prefeito de Esperantina Chico Antônio, as percas já somam mais da metade das safras da região.

Na reunião foi constatado que a safra de arroz chega a 80% de perca,  a safra de milho caiu em 60% e a do feijão reduziu a metade, comparada a anos anteriores.

Ainda de acordo com Chico Antônio em Esperantina a zona Rural tem sido a mais atingida. A quantidade de chuvas registrada na região não chega aos 600 mm³. Esperantina assina o decreto de estado de emergência na próxima terça-feira (08).

Alguns prefeitos não participaram da reunião por conta da visita do Governador Wilson Martins a região Norte, mas segundo Chico Antônio onze, dos 22 municípios que compõem a região, assinarão deus decretos até a próxima sexta-feira (11).

Com os novos decretos, o Piauí passa a ter 105 municípios em situação de emergência provocada pela seca, destes, 67 já foam reconhecidos pela Defesa Civil Nacional.

As cidades que passam a fazer parte da lista dos decretos de emergência são:

Esperantina
Luzilândia,
Joca Marques, 
Morro do Chapéu, 
São João do Arraial
Joaquim pires
Batalha
São José dos divinos, 
Barras, 
Nossa Senhora dos Remédios 
Porto

Rayldo Pereira

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais