Cidadeverde.com

Fonseca Neto assume cadeira nº 01 na Academia Piauiense de Letras

O professor Fonseca Neto tomou posse na Academia Piauiense de Letras na noite desta terça-feira (2) em solenidade bastante prestigiada. O evento acontece no auditório do colégio Diocesano, Centro de Teresina, com a presença de várias autoridades. Natural de Passagem Franca/MA, mas com cidadania piauiense, ele ocupa a cadeira número 1 de 40, já ocupada por Clodoaldo Freitas, Dom Avelar Brandão Vilela, e mais recentemente o ex-governador Alberto Silva.

Fotos: Cidadeverde.com/Yala Sena


Antes do evento, o professor Raimundo Santana fez questão de elogiar Fonseca Neto ao dizer que o mesmo já deveria estar na academia. Por outras vezes, o professor tentou ser eleito. Desta vez, o conseguiu por unanimidade. "É um dos maiores intelectuais do Piauí. É um professor extraordinário", disseo. 


Manoel Paulo Nunes foi outro que enalteceu o professor da UFPI, historiador, ex-presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFPI e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação - Sinte. Para o escritor, Fonseca Neto é uma força renovadora que trará mais vigor para a Academia. "É um dos melhores historiadores. A história não é o passado, é a atualização do presente".




Presente no encontro, o vice-governador Wilson Martins lembrou da amizade com Fonseca Neto no movimento estudantil. Ao chegar no auditório, ele abraçou o professor e disse: "Eu sabia que você iria chegar na Academia. É o reconhecimento do seu trabalho e do povo do Piauí. Quem ganha somos nós".


Também estão na solenidade toda a cúpula do Governo do Estado, o presidente da APL, Reginaldo Miranda; o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, o presidente da OAB/PI, Sigifroi Moreno Filho, advogados, desembargadores, e outras autoridades.






Veja mais:

Discurso de Fonseca foi de 1h10’ e resgata história de Albert Silva



Yala Sena (flash do colégio Diocesano)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais