Cidadeverde.com

Shampoo sem sal?

Fonte:Freepix

Sim, senhoras e senhores! Parece esquisito mas muitas empresas usam sal em seus shampoos. Por aqui a nossa recomendação é que você opte por produtos SEM SAL. Ao escolher produtos assim, a cor do seu cabelo terá mais durabilidade, seus fios ficarão mais naturais e hidratados. (além de ressecar o cabelo o sal desbota a cor rapidinho!).

Independente do seu tipo de cabelo, você pode lavar até mesmo  todos os dias pois não danifica os fios. Mas, você quer facilidade, certo? Então faz o print, que eu saparei uma lista desses produtos para você escolher:

Real Natura Shampoo Sem Sal Pro-Danificados Keratina 500ml
Real Natura Shampoo Sem Sal Pro-Vitamina Bomba 500ml
Real Natura Shampoo Sem Sal Pro-Anticaspa 500ml
Bio Extratus Mais Liso Shampoo 350ml
Bio Extratus Força com Pimenta Shampoo 350ml
Shampoo Novex Óleo de Coco 300ml
Shampoo Novex Óleo De Argan 300ml

Próximo post tem mais opções para você. 

Entenda e conheça os perigos do parebeno

 

Foto: Frepix

Parabeno: sem dúvidas você já ouviu o nome deste ingrediente em algum dos seus cosméticos. Mas já pesquisou para entender melhor? Vem, que eu te explico: 

Também chamado de metilparabeno, propilparabeno, butilparabeno ou etilparabeno. Essa toxina está presente em cerca de 80% dos cosméticos convencionais.Trata-se de um conservante muito usado na indústria cosmética convencional, para evitar a proliferação de bactérias e aumentar a validade dos produtos.

Após anos de pesquisas, o parabeno foi identificado como disruptor endócrino, podendo alterar o equilíbrio hormonal do nosso corpo. Identificou-se a presença dessa substância no tecido mamário, tecido de câncer de mama e sangue.Além disso, muitas alergias, coceiras e irritações estão diretamente relacionadas ao excesso de parabeno.

Finalmente, para identificar os parabenos nos seus produtos cosméticos, deve procurar na lista de ingredientes os ésteres do ácido p-hidroxibenzóico e os seus sais, tais como metilparabeno, etilparabeno, butilparabeno ou propilparabeno.

Quer praticidade? Olha aqui essa listinha de produtos "do bem" que separei para você:

shampoo e condicionador tresemme.
shampoo tio nacho antiqueda.
shampoo wella fusion 1l.
shampoo e condicionador tio nacho.
kit tresemme shampoo e condicionador.
kit shampoo e condicionador niely gold.
kit shampoo e condicionador elseve.
shampoo e condicionador elseve- verão.

  

 

Produtos do bem

Olá Meninas ! Feliz Ano novo! 

Estamos de volta por aqui, dessa vez, mostrando marcas que trabalham com produtos livres de parabeno, microplásticos e chumbo. Ano passado fizemos uma série de alertas, mostrando os ingredientes que podem te fazer mal e você pode estar carregando na sua necessaire. Fiz uma pesquisa minuciosa, passei o "pente fino" e aqui está o resultado:

-Linhas de produtos de make e cosmeticos orgânicas 

Simples organic
Baías
Biorte - essa é  sustentável 
Cativa
Face it
Glória by natureza
Organella

-Veganas:
Vizella
Ariella
Care

Prontinho! anota,  faz o print e fique atenta para escolher produtos que só te deixem mais linda e saudável.

Fta o que ?

Sim! O nome é estranho: Ftalatos! Você pode encontrar também como DEP, DBP, DEHP. Esta substância é muito usada nos cosméticos convencionais para estabilizar cores, perfumes e texturas.

Achou esta formulação no rótulo do produto? Esqueça! Por ser altamente tóxica, prejudica o bom funcionamento dos hormônios masculinos e femininos, podendo inclusive prejudicar a gestação! Os males não param por aí Ftalatos também podem  impactar o sistema nervoso central. Bem sério hein? Continua acompanhando aqui, que eu tenho mais alertas para você. 

Você está ingerindo chumbo?

Foto: freepix.O Primeiro passo para maquiagens saudáveis é você fazer um detox dos componentes que  você usava sem saber e lhe prejudicava. Isso você vai conseguir criando o hábito de ler o rótulo; a boa notícia é que é fácil achar produtos livre dessas formulações que citamos nos posts anteriores. Hoje vamos falar sobre o chumbo: Se encontrar este componente em um produto, repense: existe um estudo que demonstra que uma mulher passa batom até 10 vezes por dia, o que significa que "come" diariamente 90 miligramas de batom. Isso pode ser muito GRAVE. Grande parte dos batons convencionais contém chumbo e/ou outros metais pesados em sua composição. Esses metais são considerados tóxicos e prejudicam o sistema nervoso central, as funções hormonais e o sistema respiratório.

Fragrância: um vilão que pode estar oculto

 

Foto: Freepik

Você já observou que, ao ler rótulos de alguns produtos viu o nome “fragrância”?

Quando não especificado, o termo significa uma mistura de formulações químicas. Entenda: quando a empresa coloca este termo no rótulo, deixa claro que usa uma mistura de várias formulações que podem chegar até 5 mil componentes que podem estar ocultos.

E detalhe: como está descrito no rótulo, o consumidor sequer pode acionar juridicamente a empresa, uma vez que ficou discriminado. Resumindo: se encontrar o termo “fragrâncias” você não tem como saber exatamente o que tem na formulação, é possível que haja uma combinação de formulações que podem causar irritação, processo alérgico ou irritar sua pele, ou seja: não use, pois você não sabe o que tem na formulação.

 

Microplásticos: entenda os riscos

Fonte: Freepix

Foi procurar um cosmético e viu que existe microplástico em sua composição? Fuja e escolha outro. 
Os microplásticos são substâncias presentes em vários cosméticos como glitter de sombras, esfoliantes e até creme dental que causam impacto muito pesado ao meio ambiente.

Suas micropartículas, que vão parar nos rios, são ingeridas pelos peixes e acabam na nossa dieta alimentar. Pensa comigo: se eles causam danos em organismos vivos e animais, imagine em um ser humano! Usar uma sombra que contém microplástico nos nossos olhos pode causar sérios problemas.

 
Algumas empresas já buscaram substituir este elemento por outros  à base de celulose. Para identificar um produto seguro, busque o início da palavra "poly"; vou colocar aqui o nome dessas substâncias do bem, faz o print  e deixa salvo. 

Polyethylene/Polietileno (PE), Polypropylene/Polipropileno (PP), Polymethyl methacrylate/polimetilmetacrilato (PMMA), Polyurethane/Poliuretano e Nylon (PA)

Então agora você já sabe: Vai comprar cosméticos e maquiagens? Leia o rótulo e busque esses elementos em sua composição.

Alerta: escolha os produtos certos na hora de maquiar

Foto: Freepix

Você sabia que existem maquiagens que contém substâncias químicas prejudiciais à sua saúde? Ler o rótulo é fundamental para entender a composição e saber que tipo de químicos podem lhe prejudicar ou causar alergias.

É sempre legal observar também  se o produto é ecologicamente correto: se não praticam testes/ crueldade com animais, se é vegano e se  não causa impactos negativos ao meio ambiente. Nos próximos posts vamos te ensinar como identificar substâncias nocivas à pele e como escolher o cosmético ideal. Acompanhe aqui.

Sua base transfere? Anote esta dica!

Foto: Frepix. Nada mais desagradável que manchar roupa ou perceber que sua base está tranferindo, certo? Para acabar com isso, olha só esta dica de milhões: Coloque um pouco da sua base numa paleta, borrife sua bruma fixadora e misture.

Em seguida, com sua esponja úmida, vá aplicando a base dando batidinhas leves,  espere secar e estará pronta !
Duvida? Faça o teste com um papel toalha ou lenço seco aperte no rosto e sinta a fixação.

Make para rosácea ou marcas vermelhas

 

Foto: Freepix.Rosácea, manchas de acne ou vermelhidão podem ser disfarçadas com um truque simples: use um corretivo verde e cima da mancha ou marca vermelha dando leves batidinhas. Espere um pouco e aplique sua base (sem esfregar onde aplicou o corretivo, tá?) Caso não tenha corretivo, te ensino uma forma bem prática: você pode usar um pouco da sua base e misture com sua sombra verde folha ou verde neon (dá certo também!)

Posts anteriores